Aprendemos que existem diferenças no modo de administrar os empreendimentos. Sabemos que no modo tradicional há uma tendência ao uso da hierarquia, foco mais administrativo, gestão de pessoal mais voltada à responsabilidade e tempo de casa. Enquanto que no modo empreendedor o foco é voltado para a percepção de oportunidade, tem estrutura simples com várias redes informais, gestão de pessoal voltada à criação de valor. Essa diferença também é percebida em oito dimensões.
a.
Orientação estratégica; Cultura empreendedora; Comprometimento com a oportunidade; Orientação para o crescimento; Controle de recursos; Comprometimento com o governo; Filosofia de recompensas e Estrutura administrativa.
b.
Orientação para o crescimento; Cultura empreendedora; Filosofia de recompensas; Estrutura administrativa; Controle de recursos; Comprometimento de recursos; Comprometimento com a oportunidade e Orientação sexual para definição de cargos.
c.
Estrutura administrativa; Filosofia de redução do CO²; Orientação para o crescimento; Cultura empreendedora; Controle de recursos; Comprometimento de recursos; Comprometimento com a oportunidade e Orientação estratégica.
d.
Controle de recursos humanos; Estrutura administrativa; Filosofia de recompensas; Comprometimento dos recursos; Orientação para o crescimento; Comprometimento com a oportunidade; Cultura empreendedora e Orientação estratégica.
e.
Cultura empreendedora; Orientação para o crescimento; Filosofia de recompensas; Estrutura administrativa; Controle de recursos; Comprometimento dos recursos; Comprometimento com a oportunidade e Orientação estratégica.
Soluções para a tarefa
e. Cultura empreendedora; Orientação para o crescimento; Filosofia de recompensas; Estrutura administrativa; Controle de recursos; Comprometimento dos recursos; Comprometimento com a oportunidade e Orientação estratégica.
O gabarito é dado pela Letra E.
Basicamente, o empreendedorismo é baseado em: busca de novas oportunidades, resolução dos problemas dos consumidores (que se dá com a oferta de produtos e serviços) e transformação social.
De acordo com Hisrich, Peters e Shepherd (2009), podemos verificar que as oito dimensões da Administração empreendedora são:
orientação estratégica;
comprometimento com a oportunidade;
comprometimento de recursos;
controle de recursos;
estrutura administrativa;
filosofia de recompensas;
orientação para o crescimento;
cultura empreendedora - que se baseia na identificação de novas oportunidades de negócios.
Vá e vença!