História, perguntado por diaslany, 3 meses atrás

Após ver o vídeo(O fim da escravidão-Historia em 3 minutos)escreva um texto abordando as leis que antecederam a" Lei Aurea" que
foi a lei definitiva de libertação dos escravizados no Brasil.
* Explique cada lei;
* Dê sua opinião sobre cada lei apresentada inclusive a última que é a Lei Aurea. POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDA! Tô precisando muito

Soluções para a tarefa

Respondido por neivaguerra
1

Resposta:

As leis abolicionistas são como conhecemos a legislação que promovia a emancipação dos escravos de maneira gradual, elas foram aprovadas entre a Lei Eusébio de Queirós em 1850 e a Lei Áurea em 1888. As leis aprovadas no período de 1971 foi a Lei dos Ventre Livre e em 1885 foi a Lei dos sexagenários.

A lei do Ventre Livre foi oficialmente aprovada em 28 de setembro de 1971. Essa lei decretava que todos os filhos de escravos nascidos no Brasil a partir do ano de 1871 seriam considerados livres. O dono dos escravos que tivessem filhos tinha, porém, a opção de escolher quando daria a liberdade de fato a eles.

A opção tratava que o senhor de escravos poderia permanecer como tutor dos filhos de escravos até os 21 anos, e aí ele seria obrigado a libertá-los, sem receber indenização. Havia a opção também do senhor de escravos libertar os filhos de seus escravos com 8 anos de idade e nesse caso ele receberia uma indenização de 600 mil-réis.

A lei dos sexagenários teve um crescimento do movimento abolicionista na década de 1880, e a causa foi abraçada por diferentes classes sociais do Brasil. O fortalecimento do abolicionismo fez crescer as ações de resistência contra a escravidão, fossem essas legais ou ilegais que essa lei gerou uma reação conservadora.

A Lei Áurea foi decretada no dia 13 de maio de 1888, depois ter sido aprovada pelo Senado e assinada pela princesa Isabel. Essa lei decretou a abolição definitiva e imediata da escravidão no Brasil e foi resultado da forte pressão popular sobre o Império. Por meio dessa lei, cerca de 700 mil escravos conquistaram a sua liberdade.

Espero ter ajudado!!


diaslany: Muito obrigada
Perguntas interessantes