Psicologia, perguntado por marianacorrea1589, 6 meses atrás

Após uma fase pré-moral, chamada anomia, a criança penetra o universo moral e é penetrada por ele: o primeiro estágio, para Piaget, e os primeiros estágios, para Kohlberg, correspondem a fases de heteronomia. Tal heteronomia não é definida por uma falta de liberdade (como vimos, uma das possibilidades de definição da heteronomia), mas pela necessidade de uma referência a instâncias de autoridade, para a legitimação do sistema moral adotado pelo sujeito. Mas essa heteronomia não é o destino inevitável da moralidade humana, pois ela poderá ser superada por uma fase de autonomia, cujos primeiros sinais Piaget identifica em crianças de 9 a 10 anos, e que Kohlberg afirma só se consolidar nos estágios que ele chama de pós-convencionais, atingidos por muito poucas pessoas, mas ainda assim um potencial ao alcance de todos. Fonte: La Taille, Y. "DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA MORAL", Psicologia USP, 2007, 18(1), 11-36 Com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por silva201206
11

Resposta:

Após uma fase pré-moral, chamada anomia, a criança penetra o universo moral e é penetrada por ele: o primeiro estágio, para Piaget, e os primeiros estágios, para Kohlberg, correspondem a fases de heteronomia. Tal heteronomia não é definida por uma falta de liberdade (como vimos, uma das possibilidades de definição da heteronomia), mas pela necessidade de uma referência a instâncias de autoridade, para a legitimação do sistema moral adotado pelo sujeito. Mas essa heteronomia não é o destino inevitável da moralidade humana, pois ela poderá ser superada por uma fase de autonomia, cujos primeiros sinais Piaget identifica em crianças de 9 a 10 anos, e que Kohlberg afirma só se consolidar nos estágios que ele chama de pós-convencionais, atingidos por muito poucas pessoas, mas ainda assim um potencial ao alcance de todos.

 

Fonte: La Taille, Y. “DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA MORAL”, Psicologia USP, 2007, 18(1), 11-36

Com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a.

La Taille afirma que o sujeito pularia de uma fase de anomia (pré-moral) para a autonomia, não transitando pela heteronomia, a não ser que seja do sexo masculino.

b.

Na fase de heteronomia, as crianças seguem as regras e o respeito às mesmas é entendido como decorrência de acordo entre os envolvidos, isto é, as regras podem ser mudadas por qualquer um dos envolvidos, desde que os demais aceitem as novas propostas.

c.

Segundo La Taille, na etapa da heteronomia, que se estende até os nove anos de idade, as crianças passam a se interessar por atividades coletivas e regradas.

d.

A etapa da autonomia apresenta características similares à fase anterior, e correspondem à concepção adulta.

e.

De acordo com La Taille, na etapa de heteronomia, a criança ainda já assimilou o sentido de existência da regra, as concebendo como necessárias para a regularização e harmonização das ações do grupo e, portanto, as segue à risca. correta

Explicação:

Perguntas interessantes