Após um longo período como colônia de Portugal, o Estado Brasileiro nasce com uma administração pública, caracterizada pela organização patrimonial, aquela referente aos tempos de monarquia, no qual não havia necessidade de separação entre o patrimônio do rei e o patrimônio público. Entretanto, com o advento do Estado Liberal, houve a necessidade de separar o que era do governo e o que era do povo, nesse período, ocorre a primeira reforma administrativa no país, que passa para a Administração Burocrática. Entretanto, com a instituição da Democracia, o Estado passa a ser responsável de gerar o bem comum por meio do atendimento adequado às necessidades da população. Dessa maneira, o Estado Burocrático não tem mais condições de atender às demandas, então ocorre uma segunda reforma na gestão pública, e chegamos ao Estado Gerencial. STRUETT, M. A. M. Administração Voltada à Gestão Pública. Maringá: Unicesumar, 2019. Mediante esse contexto, os Estados Burocrático e Gerencial possuem características muito específicas. Sobre suas diferenças, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Os estados burocráticos podem ser identificados essencialmente como administração pública que nasceu em decorrência da nova estrutura liberal, com o intuito de romper com a ideia de modelo anterior, identificado como patrimonialista.
Pode-se afirmar ainda que esse estado busca impedir o domínio do meio de governo sobre as pessoas, permitindo o fim das repressões que ocorreram anteriormente, defendendo a sociedade do poder arbitrário.
Respondido por
1
Resposta:
Não
Explicação:
Perguntas interessantes