Após um evento em maio de 20X8, dez pessoas morreram, possivelmente por resultado de intoxicação alimentar, oriundos de produtos vendidos pela entidade Fatura S/A. Todos os procedimentos legais são instaurados para solicitar a indenização. Até a data da autorização para a publicação das demonstrações contábeis do exercício findo em 31 de dezembro de 20X8, os advogados da entidade Fatura S/A aconselham que é provável que a entidade não será responsabilizada. Entretanto, quando a entidade elabora as suas demonstrações contábeis para o exercício findo em 31 de dezembro de 20X8, os seus advogados aconselham que dado o desenvolvimento do caso, é provável que a entidade será responsabilizada. Sobre as orientações do CPC 25, qual o procedimento que a empresa deve adotar? FONTE: Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC 25. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2018. a) Não reconhecer nenhuma provisão pois trata-se de uma obrigação provável. b) Reconhecer um passivo contingente, pois trata-se de uma obrigação possível, com base estimada confiável. c) Reconhecer uma provisão pois trata de uma obrigação possível. d) Reconhecer uma provisão, pois trata de uma obrigação provável, com base estimada confiável.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa correta é a letra b).
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis estabelece por força de lei as obrigações das empresas de apresentar as suas demonstrações contábeis (ativos e passivos).
No caso em questão, certamente esse é uma passivo contingente, já que depende do resultado final de um evento, seja ele favorável ou desfavorável, e portanto deve ser registrado como tal no livro caixa.
Ou seja, a alternativa correta é a opção b).
Espero ter ajudado, qualquer coisa, pergunte.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás