Após sua chegada, D. João VI criou o Colégio das fábricas, que, além de uma escola de aprendizes artífices, também:
Escolha uma opção:
a. Formava para os ofícios ligados à indústria e ao comércio.
b. Funcionava como escola para os pobres.
c. Era mantido pelo exército através de sua companhia de artífices.
d. Era um local de abrigo de artesãos vindos de Portugal.
e. Ocupava-se da formação de trabalhadores para a agricultura.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta: B
Explicação:
Com base em Fonseca (1961), pode-se dizer que a formação do trabalhador ficou marcada inicialmente com o estigma da servidão. Isto porque, foram os índios e os escravos os primeiros aprendizes de ofícios, os quais, devido à mentalidade da época, eram considerados “os deserdados da sorte”, “[...] habituou-se o povo de nossa terra a ver aquela forma de ensino destinada somente a elementos das mais baixas categorias sociais”. (FONSECA, 1961, p. 68), em decorrência, até mesmo, dos próprios acontecimentos históricos do início da colonização.
A alternativa correta é a letra D pois o Colégio das Fábricas foi um estabelecimento criado para atender artesãos vindos de Portugal.
Colégio das Fábricas
Após a chegada da família real no Brasil, em 1808, foi revogado um alvará que impedia a existência de fábricas no território brasileiro.
Isso permitiu a criação, por D. João VI, do Colégio das Fábricas, que, além de uma escola de aprendizes e artífices, foi um dos primeiros estabelecimentos criados pelo poder público com a intenção de cuidar da educação de artesãos vindos de Portugal.
Entenda mais sobre D. João VI aqui: https://brainly.com.br/tarefa/29180117
#SPJ2