Após realizar uma pesquisa sobre o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova e as discussões promovidas em classe, em que abordamos a evolução histórica da educação no Brasil e sua contribuição para o desenvolvimento da Organização e das Políticas Públicas da Educação Nacional, leia a assertiva e responda as questões abaixo:
As décadas de 1920 e 1930 foram férteis em discussões sobre a educação. Vários estados brasileiros experimentaram reformas em seus sistemas educacionais baseados no ideário escolanovista. As divergências de idéias deram origem a antagonismos entre grupos de educadores e intelectuais que culminaram na publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932.
Pergunta-se:
a) Que grupos entraram em disputa nesse período? Quais eram os motivos?
-
b) Que Estados brasileiros realizaram reformas na década de 1920 e quais seus principais protagonistas? O que tratavam essas reformas?
c) O que foi o Manifesto dos pioneiros da Escola Nova e o que defendiam seus signatários?
d) Qual a contribuição do Manifesto dos Pinoneiros da Educação Nova para a educação contemporânea? Explique:
e) Como você avalia a política pública educacional contemporânea? Explique e fundamente sua avaliação:
Soluções para a tarefa
Desde a década de 80 quando a prática pedagógica da Escola Nova foi colocada em prática, seu objetivo principal era proporcionar estímulos adequados para o crescimento harmonioso, afetivo e intelectual do aluno.
O manifesto dos pioneiros ocorreu a partir de 1932 durante a Era Vargas. Ele buscava a consolidação da educação a partir da elite intelectual com perspectivas de reconstrução do planejamento de ensino.
A educação passa por diversas mudanças, principalmente após o advento da globalização, e, assim, os sistemas educacionais ainda não conseguiram avaliar de maneira satisfatória o impacto das tecnologias da informação sobre o ensino, por isso, é importante que cada país desenvolva medidas úteis para o processo de formação do ser social, adequando as mudanças globais.