História, perguntado por evelynajardo15, 9 meses atrás

Após pesquisar deverá responder as perguntas abaixo.
1.Em sua opinião, o cangaço foi um movimento de banditismo ou uma revolta
social? Explique.
2.Que diferença você destacaria entre a Revolta da Chibata e o movimento
tenentista?
3. Escreva um texto relacionado as revoltas de Canudos e do Contestado com o
messianismo (se baseia na crença de um enviado divino).​

Soluções para a tarefa

Respondido por Dkbabmr
16

Resposta:

1 -Definir o cangaço como banditismo ou revolta social depende de como definimos cada um dos dois termos e como compreendemos o cangaço, de modo que é mais correto dizer que o cangaço foi um pouco das duas coisas.

Foi um movimento de revolta social na medida que significou, em algum grau, uma resistência militar contra o domínio dos latifundiários, como fica explícito, por exemplo, na carta que Lampião enviou ao então governador de Pernambuco.

Mas foi também banditismo na medida que os cangaceiros cometiam crimes, como roubos, estupros e homicídios.

2-Cangaço : Bandos armados dependentes e independentes.

Chibata: Abolir os castigos corporais na Marinha Brasileira.

3-Ambas ocorreram nos primeiros anos após a proclamação da República (1889). A de Canudos aconteceu na Bahia, entre 1896 e 1897. A do Contestado, na divisa do Paraná com Santa Catarina, de 1912 a 1916. Nos dois casos, o pano de fundo foi uma grave crise econômica e social que assolava o país - inflação, desemprego incrementado pela libertação dos escravos (1888) e avanço das oligarquias sobre os pequenos proprietários de terras. Não por acaso, a origem dos conflitos acabou sendo mais ou menos a mesma também: disputas fundiárias. Tanto em um como em outro episódio, o comando dos rebeldes coube a um líder religioso (Antônio Conselheiro e José Maria de Santo Agostinho, respectivamente). Acusados de fanatismo e de pregar a volta da monarquia, os dois movimentos foram trucidados pelas forças oficiais republicanas. Ao lado da Revolução Federalista, as guerras de Canudos e do Contestado entraram para a história como as maiores chacinas praticadas durante a Primeira República.


evelynajardo15: obrigdoooooo
Dkbabmr: Dnd.
didivalcantara: que feio Evelin
didivalcantara: eu não creio
Perguntas interessantes