Após ouvir e ler da música Passarinhos, responda: 01) Que metáfora é utilizada na canção, já no título? Você acha que ela faz sentido? Por quê? 02) Transcreva da canção fortes marcas de oralidade: 03) Copie do texto um vocativo, dizendo sua importância para o contexto: 04) Existem desvios gramaticais na canção? Transcreva-os, mencionando o porquê de seu emprego: 05) Pesquise sobre as palavras Babilônia e Armagedon, presentes na música, e mencione que informações elas acrescentam ao texto: 06) Que problemas do nosso país são denunciados nessa canção? O que podemos fazer para solucioná-los? 07. Retire do texto as palavras que você não conhecia e indique seus significados contextuais. 08) Que tal produzir um origami de passarinho, o tsuru, que é o pássaro da sorte na cultura japonesa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A primeira Metáfora é o termo "passarinhos". A comparação implícita dos passarinhos com os seres humanos
Sim. Os seres humanos de certa forma buscam, assim como os passarinhos, dias melhores, lugares melhores, uma vida melhor
Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. "Em colapso o planeta gira, tanta mentira". Termo destacado é o vocativo, tem função de destacar e separar do restante da frase dando ênfase.
Sim. Marca de oralidade e Registro Informal nos termos: "laiá, laiá.." e " a gente, pros caixão"
Armagedon: Guerra final e Babilônia: Confusão. As palavras acrescentam o sentido de incerteza e instabilidade indicando guerra e Confusão
Saneamento básico: "Água em escassez bem na nossa vez" Aglomeração de pessoas, favelas: "Pense num formigueiro, vai mal Quando pessoas viram coisas", destruição do meio ambiente: "Era neblina, hoje é poluição Asfalto quente queima os pés no chão Carros em profusão, confusão"
Crivo: Pereira, amuados: Aborrecidos, carma: destino, Armagedon: Guerra, Babilônia: Confusão, essa é prática.
Explicação:
Espero ter ajudado