após o término da segunda guerra mundial dois blocos de poder seguiram de um lado os Estados Unidos e de outro a URSS o resultado foi o início da chamada guerra fria com relação aos conflitos e incidentes relacionados ao tema assinale a alternativa correta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não dá pra ver as alternativas.... Mas vou por um resumo que talvez ajude
Explicação:
Após a II Guerra, os EUA se consolidaram como potência econômica. Também vencedora, a URSS passou a ser bem vista política e economicamente.
- Tanto a I Guerra quanto a II Guerra favoreceram os EUA economicamente, colocando-os no status de potência.
- A Segunda Guerra fez a indústria e o setor agrícola crescerem, aumentando a oferta de trabalho. A longa depressão anterior havia ficado no passado.
- Depois da guerra, a atmosfera anticomunista continuou, mantendo a “militarização” da economia, pois havia a possibilidade de confronto.
- Novamente, os países europeus (Inglaterra, França, Itália e Alemanha) estavam desorganizados internamente e com a economia acabada.
- Harry Truman, presidente dos EUA, desenvolveu o Plano Marshall que consistia em ajudar as nações europeias que haviam estado na guerra a se reconstruírem.
- Isso fez com que os países ficassem dependentes dos EUA, promovendo um alinhamento político anticomunista e contrário aos soviéticos.
- O democrata Harry Truman (1945-1953) governou no pós-guerra, esteve envolvido na criação das Nações Unidas e dialogou internacionalmente por meio da Doutrina Truman, incluindo o Plano Marshall.
- A Doutrina Truman tinha como objetivo conter o comunismo internacionalmente. Nele, havia o Plano Marshall de colaboração para que as potências europeias pudessem se reerguer depois da guerra.
- O republicano Dwight D. Eisenhower ficou no poder de 1953 a 1961.
- Dentro desse período, houve a Guerra da Coreia.
- Seu governo foi marcado por continuar com as estratégias do New Deal, portanto, com o Estado interventor na economia.
No pós-guerra, a URSS teve administrações focadas na recuperação, considerando os inúmeros mortos na batalha e os problemas econômicos.
- A presidência de Josef Stalin (1922-1953) ficou conhecida como Stalinismo. Na II Guerra, combateu o fascismo em nível mundial. Como a URSS venceu, passou a influenciar o Leste da Europa, além de Coreia e China.
- No pós-guerra, a prioridade era restaurar a economia e a sociedade. Morreu em 1953.
- Geórgiy Malenkov (1953-1955) assumiu com uma política de controle da corrida nuclear soviética. Focou na indústria de bens de consumo para o próprio país.
- Em 1956, no XX Congresso do Partido Comunista, Nikita Khrushchov (1955-1964) ficou famoso pelo “Discurso Secreto”, em que fez denúncias sobre o Stalinismo, inclusive dos crimes praticados ao longo de 29 anos.
- A Crise dos Mísseis (1962) foi durante a administração Khrushchov, quando a tensão entre americanos e soviéticos cresceu após a URSS colocar mísseis no território cubano.
- Leonid Brejnev (1964-1982) teve como objetivo restaurar a imagem de Stalin depois do discurso de Khrushchov.
- Em seu governo, financiou a produção bélica, prejudicando outros setores, que ficaram sem capital.
- A Era Brejnev foi o começo da gerontocracia, quando o líder político é mais velho que a maioria dos governados.
(tudo tirado desse site: http://bit.ly/senecaja26)