História, perguntado por annascotti, 1 ano atrás

Após o rompimento com Portugal, como a população brasileira reagiu?

Soluções para a tarefa

Respondido por lavinya2017cruz
2

Resposta:

Explicação:A separação política entre Brasil e Portugal é um processo histórico bem conhecido e envolve acontecimentos que se estenderam de 1821 até 1825. As duas datas marcantes nesse período são o 7 de setembro de 1822, quando Dom Pedro de Alcântara e de Bragança, príncipe do Brasil, declara a independência e 29 de agosto de 1825, quando Portugal reconheceu a independência brasileira.A partir da separação política, Brasil e Portugal irão trilhar caminhos diferentes, que se afastarão nos anos seguintes e dos quais pode ser tomado, como exemplo, as posições da Igreja no momento pós independência. As posições de Dom Romualdo Antônio de Seixas (1787-1860), assumindo um liberalismo católico, na continuação do que fora proposto por Feijó e pela geração pombalina é uma indicação desse afastamento. Como Primaz do Brasil, Dom Romualdo isolou os elementos radicais do liberalismo e cuidou de congregar os moderados, como queria Cairu, do que resultou a criação do Partido Conservador e do Regresso. Note-se que essa posição destoa da adotada pela Igreja Portuguesa e, de certa forma, da própria orientação do  Vaticano1. D. Romualdo não só deixou de divulgar esta última no Brasil como aderiu firmemente ao governo representativo.


annascotti: muito obrigado
taynaraenrroma123: Muito obrigada
Respondido por gilmararaujo1206
0

Resposta:

ExplicaNo dia 7 de setembro de 1822, o príncipe regente dom Pedro, irritado com as exigências da corte, declarou oficialmente a separação política entre a colônia que governava e Portugal. Em outras palavras, ele proclamou a Independência do Brasil.

Um mês depois, mais precisamente em 12 de outubro de 1822, dom Pedro foi aclamado imperador e, em 1º de dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de dom Pedro 1º.

Resumidamente, a conquista da independência do nosso país poderia ser contada dessa forma, mas a história não é tão simples assim. Começa realmente com o enfraquecimento do sistema colonial e a chegada da corte portuguesa ao Brasil (1808) e só termina em 1824, com a adoção da primeira Constituição brasileira.

ção:

Perguntas interessantes