Após o espermatozoide ter fecundado o óvulo, forma-se o zigoto e inicia-se um processo denominado desenvolvimento embrionário. No sétimo dia de desenvolvimento, aproximadamente, o embrião fixa-se no endométrio uterino. Essa implantação chama-se nidação. A partir desse momento, várias mudanças acontecem com a mãe e com o embrião, que continua a passar por divisões celulares resultando no seu desenvolvimento e amadurecimento até a expulsão do feto depois de aproximadamente 40 semanas: o parto. Considerando as etapas de fecundação, gestação e parto, assinale as alternativas corretas:
(A)
A nidação ocorre no período em que a concentração de progesterona é mais baixa e, portanto, o endométrio está em condições de receber o embrião.
(B)
Os níveis de progesterona e estrogênio permanecem elevados durante toda a gestação. Se os seus níveis diminuírem, o endométrio uterino descama, forçando a expulsão do feto.
(C)
Durante o desenvolvimento embrionário, tecidos do corpo da mãe e do embrião formam estruturas com funções específicas, os anexos embrionários. Um exemplo é a placenta, exclusiva dos mamíferos, que permite a circulação do sangue materno no corpo do feto.
(D)
O cordão umbilical é formado por duas artérias e uma veia que permitem a nutrição do feto e suas trocas gasosas.
(E)
Durante o parto normal, o canal vaginal dilata para facilitar a passagem do bebê e ocorrem contrações uterinas para promover a sua saída.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A,C,D e E são ao meu ver as respostas corretas
Perguntas interessantes
Física,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás