Após o Big Bang, que estruturas ficaram suspensas no universo? E
como se organizou para formar o átomo?
Soluções para a tarefa
O Big Bang ou "hipótese do átomo primordial", é momento da "explosão" que originou o Universo, entre 12 e 15 bilhões de anos. Iniciou-se após a expansão de uma bola de matéria compacta, densa e quente, formando as Galáxias, as Estrelas, os Corpos Planetários e a vida na Terra.
Esta evolução é consequência das reações nucleares entre as partículas fundamentais do meio cósmico, que levaram a formação dos elementos químicos, através do processo de nucleosíntese.
Durante a grande explosão, partículas subatômicas, como nêutrons (1n), prótons (1H) e elétrons (e-) foram geradas. A partir do um centésimo do primeiro segundo, começou o resfriamento e a expansão do Universo, dando condições para as reações nucleares que formaram o elemento hidrogênio (H) e, em seguida o elemento hélio (He).
Devido a expansão e ao resfriamento contínuo, a temperatura não era suficientemente alta para manter estas reações, ocasionando um grande resíduo de nêutrons que sofreram decaimento radioativo à próton. Os prótons (1H) e nêutrons (1n) residuais do Big Bang explicam a grande abundância do hidrogênio (H) no Universo atual.
Bons estudos!