História, perguntado por darciofilho68, 1 ano atrás

Após o 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em um novo momento, cujas estruturas governamentais foram reformuladas e os efeitos dessa reformulação foram sentidos por toda a população. Sobre o primeiro governo republicano do Brasil, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: Apoiada pelos liberais, a oligarquia conseguiu impedir a instalação de um governo militar nos primeiros anos da república no Brasil e consolidar o regime parlamentarista. Alternativa 2: O desejo da oligarquia era instalar uma república parlamentarista, que garantiria a manutenção dos direitos e privilégios conquistados por essa classe ao longo do período imperial. Alternativa 3: A oligarquia e os proprietários rurais não apoiavam um governo liderado pelo Exército e tentaram derrubar o presidente Deodoro da Fonseca e assumir o comando imediato do país. Alternativa 4: O poder da oligarquia em detrimento dos militares nos primeiros anos da república foi possibilitado pela elaboração da Constituição de 1837, que estabelecia que o novo regime deveria ser liderado por representantes do setor cafeeiro brasileiro. Alternativa 5: O governo de Deodoro da Fonseca, um membro do Exército, representava um governo de transição, uma vez que os partidos políticos não tinham força suficiente para representar o elemento unificador e centralizador que o país precisava naquele momento.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
9

Alternativa 1: Apoiada pelos liberais, a oligarquia conseguiu impedir a instalação de um governo militar nos primeiros anos da república no Brasil e consolidar o regime parlamentarista.

Falso. Os primeiros anos de república no Brasil ficaram conhecidos por República das Espadas, justamente por seu caráter militar.


Alternativa 2: O desejo da oligarquia era instalar uma república parlamentarista, que garantiria a manutenção dos direitos e privilégios conquistados por essa classe ao longo do período imperial.

Falso. O parlamento poderia prejudicar a oligarquia. Estes coronéis sempre se opuseram à possibilidade de perderem o poder.


Alternativa 3: A oligarquia e os proprietários rurais não apoiavam um governo liderado pelo Exército e tentaram derrubar o presidente Deodoro da Fonseca e assumir o comando imediato do país.

Falso. Floriano Peixoto, por exemplo, foi apoiado pelas oligarquias paulistas, e era um militar.


Alternativa 4: O poder da oligarquia em detrimento dos militares nos primeiros anos da república foi possibilitado pela elaboração da Constituição de 1837, que estabelecia que o novo regime deveria ser liderado por representantes do setor cafeeiro brasileiro.

Falso. A Constituição de 1837 não condizia com os parâmetros republicanos pós-1889.


Alternativa 5: O governo de Deodoro da Fonseca, um membro do Exército, representava um governo de transição, uma vez que os partidos políticos não tinham força suficiente para representar o elemento unificador e centralizador que o país precisava naquele momento.

Correto. O governo de Deodoro da Fonseca, de caráter militar, se caracterizou como governo de transição a medida em que forneceu base para a constituição dos partidos republicanos.

Perguntas interessantes