Após mais de um ano de molho, por conta de uma lei estadual que coibia sua realização no Rio de Janeiro, os bailes funk estão de volta. Mas a polêmica permanece: os funkeiros querem, agora, que o ritmo seja reconhecido como manifestação cultural. Eles sabem que têm pela frente um caminho tortuoso. “Muita gente ainda confunde funkeiro com traficante”, lamenta Leonardo Mota, o MC Leonardo. “Justamente porque ele tem cor que não é a branca, tem classe que não é a dominante e tem moradia que não é no asfalto”.
Disponível em . Acesso em 19 ago. 2015 (com adaptações).
Todo sistema cultural está sempre em mudança. Entender essa dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Da mesma forma que é fundamental para a humanidade a compreensão das diferenças entre povos de culturas diferentes, é necessário entender as diferenças dentro de um mesmo sistema. Esse é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e “admirável mundo novo” do povo.
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008 (com adaptações).
Com base nesses excertos, analise o reconhecimento do funk como legítima manifestação artística e cultural da sociedade brasileira.
I. O funk é um estilo musical que propõe um retrato da realidade brasileira vivenciada nas periferias das grandes cidades.
II. É necessário romper com a elitização da cultura e o preconceito em relação às produções da periferia e de grupos socialmente marginalizados.
III. O funk é um estilo musical unicamente de traficantes das favelas do Rio de Janeiro.
IV. É necessário respeitar as diferentes formas de expressão e o funk consolidou-se como uma manifestação de vozes socialmente excluídas.
V. Não há como negar que o funk faz parte da realidade de jovens da periferia.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, IV.
II, III, IV, V.
I, II, III, V.
I, III, IV, V.
I, II, IV, V.
Soluções para a tarefa
Resposta: I,II, IV, e V são as corretas. corrigida pelo ava.
Explicação:
Sobre o funk, podemos afirmar que as opções I, II, IV e V estão corretas. Dessa maneira, a resposta certa é a letra E.
O funk e a cultura carioca
Muitas vezes, o funk é tratado de forma estigmatizada, como ligado apenas aos traficantes de favelas cariocas. Isso ocorre porque esse estilo musical, que se transformou em um movimento cultural, tem suas origens em classes populares.
Além disso, em muitas comunidades cariocas, no início do movimento, promoviam bailes funk . Essa situação pode ter contribuído para a visão errônea destacada no item III, que está incorreto.
Atualmente, esse estilo musical ainda é visto de forma preconceituosa, por ser muito presente na periferia. Apesar disso, já se consolidou e precisa ser analisado sem estigmas.
Saiba mais sobre diferentes culturas em: https://brainly.com.br/tarefa/2136701
#SPJ2