APOS LER O TEXTO SOBRE O FUTSAL, FAÇA UM RESUMO APRESENTADO CARACTERISTICAS QUE SÃO ESPECIFICAS DO FUTSAL, OU SEJA, NÃO SE ENCONTRA EM OUTRAS MODALIDADES COMO VOLEIBOL, HANDEBOL E ETC.
FAÇA NO MÍNIMO 10 LINHAS NO RESUMO.
por favor me ajudem tenho q entregar amanhã
Soluções para a tarefa
Resposta:
o futsal e modalidades coletivas que se caracterizam pela necessidade de execução de ações motoras em um contexto (jogo) de elevada instabilidade e imprevisibilidade, ou seja, são modalidades que exigem a execução de habilidades motoras abertas.
Ainda que, didaticamente, essa subdivisão tenha sentido e facilite o entendimento, na prática, esses fatores ocorrem de modo conjunto, por exemplo, uma condução de bola em velocidade exige a cooperação simultânea de todos os fatores, sendo difícil, senão impossível, diferenciar o grau de participação de cada um deles.
Dentro desse contexto, o presente texto aborda a interação dos componentes táticos, técnicos e físicos presentes nos jogos e discute a especificidade de cada um deles no futebol e no futsal, considerando a faixa etária de adolescentes e adultos jovens, não necessariamente atletas.
A escolha da tática depende do nível técnico dos jogadores, das capacidades físicas, da tática do adversário, do nível de preparação dos jogadores, assim como dos fatores exteriores (objetivos pedagógicos, metas a serem atingidas, etc.).
Na qualidade de sistemas de defesa, quase em todos os jogos aplicam-se a cobertura do espaço (a defesa por zona), a cobertura dos jogadores (a "marcação" individual) ou ainda a cobertura mista (por zona e individual).
No ataque posicionado, a equipe atacante encontra a defesa em igualdade numérica e corretamente distribuída, o que exige uma movimentação rápida da equipe atacante, com penetrações no espaço vazio, corta-luzes e outras estratégias ofensivas para romper o equilíbrio da defesa adversária.
Assim, apesar de algumas diferenças quanto à especificidade de sua aplicação em situação real de jogo, os fundamentos do futebol e do futsal são o passe, o drible, o chute, o cabeceio, o desarme e o domínio/controle de bola com diferentes partes do corpo.
Considerando que o sistema nervoso central (SNC) está diretamente relacionado com a capacidade de organização e controle do movimento (coordenação motora), é possível afirmar que, durante a adolescência o treinamento e aperfeiçoamento da técnica deve ocupar um lugar de destaque nas aulas.
Todavia, conforme já destacado, a execução de determinada ação está diretamente ligada à necessidade do jogo, logo, é difícil prever seu resultado sem considerar tal necessidade, fato que exige um forte envolvimento cognitivo durante a execução dos fundamentos.
Ademais, a tomada de decisão em situação real de jogo não acontece de modo desvencilhado das ‘affordances’ (possibilidades de ação) do executante, ou seja, não basta identificar qual a “melhor” solução, mas sim a solução mais adequada para as características do executante (Araújo et al., 2006).
Essa característica do futebol e do futsal dificulta um maior entendimento dos fatores relacionados ao desempenho nos jogos, pois é possível que o(a) jogador(a) compense uma eventual deficiência técnica com uma grande eficiência no processamento cognitivo de tomada de decisão.
Desse modo, destacam-se as capacidades motoras de resistência, força, velocidade, resistência de velocidade e agilidade, exigindo do praticante importantes adaptações neuromusculares e metabólicas (anaeróbia alática, anaeróbia lática e aeróbia).
Talvez no aspecto físico, as diferenças entre o futebol e o futsal sejam mais evidentes, no entanto, o conhecimento de aspectos táticos das modalidades permite que o(a) jogador(a) “corra certo”, realizando os esforços realmente necessários ao contexto do jogo e executando as ações técnicas com maior probabilidade de acerto.
Particularmente em relação às capacidades físicas e ao tamanho corporal, especialmente durante a puberdade, devem sempre ser consideradas as possíveis diferenças entre os jovens no ritmo de desenvolvimento biológico, pois as crianças com desenvolvimento físico precoce podem ter certa vantagem em situações onde o tamanho corporal e a capacidade física exercem influência no desempenho (Malina et al., 2000;
(2003), em estudo transversal realizado com jovens entre 9 e 16 anos de idade, demonstraram que, especialmente na faixa etária entre 13 e 14 anos, as possíveis diferenças no ritmo de maturação biológica mostraram-se determinantes na distinção dos jogadores de diferentes níveis competitivos (federados e não-federados) no futsal.
Basicamente, as regras de ambas as modalidades são as mesmas, com o futsal apresentando algumas particularidades como um menor tamanho e peso da bola, menor número de jogadores (cinco), número livre de substituições, cobrança de lateral com os pés, ausência do “impedimento”, menor tamanho do gol, menor dimensão do espaço de jogo e piso rígido (quadra).
.
ESPERO TER AJUDADO ;)