Após julgado e considerado culpado, um réu foi sentenciado com a pena de morte. O magistrado que presidiu o processo não ficou convencido da culpabilidade do réu. Para sanar essa dúvida propôs-lhe um desafio.
Ele será colocado em uma sala com duas portas, identificadas por A e B, sendo que uma das portas conduz o condenado à liberdade e a outra ratifica a sua pena, sem que seja possível identificá-las. Além dessas portas a sala está equipada com dois computadores, um deles responde a perguntas com respostas falsas e o outro responde a perguntas com respostas verdadeiras, sem que seja possível identificar a característica de cada um desses computadores. O condenado deverá escolher um dos computadores e fazer uma única pergunta ao computador escolhido, de forma que a resposta dada permita ao condenado identificar qual das duas portas o leva à liberdade. Como o condenado deverá proceder para conseguir a liberdade?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Tomemos, por conveniência, que a porta A conduz à liberdade e a porta B à confirmação da pena, e que o computador 1 diz a verdade e o computador 2 mente. Pois pergunte a um dos computadores:
"Para me libertar, qual porta o outro computador me recomendaria?"
Digamos que você perguntou ao computador 1. Este diria que o computador 2 recomendaria a porta B (pois o computador 2 recomenda a porta da pena).
O outro caso é que sua pergunta foi feita ao computador 2. Este, como mente, diria que o computador 1 te enviaria à porta B.
Ou seja, a porta citada na resposta do computador é a porta à qual não se pode ir, portanto vá à porta oposta da resposta.
Perguntas interessantes
Informática,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás