Após Jogos Olímpicos de Berlim 1936, o regime nazista saiu fortalecido ou enfraquecido? Comente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Saiu fortalecido
Explicação:
O sucesso das Olimpíadas foi tal que os alemães conseguiram algo inédito: o direito de sediar os Jogos Olímpicos seguintes, de 1940, foi dado novamente para Garmisch e Partenkirchen.
Mas não foi só na área esportiva que as Olimpíadas renderam. A comunidade internacional apoiou tanto a Alemanha que Hitler se sentiu forte o suficiente para ousar algo arriscado politicamente.
Três semanas depois do fim dos jogos, Hitler ordenou a reocupação militar da Renânia, território alemão, algo que depois da Primeira Guerra tinha sido proibido pelo Tratado de Versalhes. Foi feito sem quase um pio de reclamação.
As Olimpíadas tinham dado a Hitler, ao sediar um evento de maneira impecável, uma imagem boa, amistosa e confiável.
Resposta:
Durante duas semanas do mes de agosto de 1936, enquanto aconteciam os Jogos Olímpicos de Verão, a ditadura nazista de Adolf Hitler camuflou seu carater racista e militarista. O regime usou os Jogos Olímpicos para encantar espectadores e jornalistas estrangeiros com a imagem de uma Alemanha pacífica e tolerante. Em 1931, o Comitê Olímpico Internacional havia determinado que os Jogos de Verão de 1936 fossem realizados em Berlim. Em 1933, Adolf Hitler, líder do partido nazista, tornou-se chanceler (OBS: como um primeiro-ministro) da Alemanha. Nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha, na França, na Suécia, na Tchecoslováquia e na Holanda surgiram movimentos pedindo o cancelamento daquele evento. Atletas judeus de diversos países decidiram boicotar os Jogos de Berlim mas, em dezembro de 1935, após o Sindicato dos Atletas Amadores dos Estados Unidos haver decidido participar, outros países seguiram aquela decisão e os movimentos mais extensos de boicote não obtiveram êxito.
Os nazistas fizeram preparações elaboradas para os Jogos de Verão que aconteceram de 1 a 16 de agosto. Um imenso complexo esportivo foi construído, as bandeiras Olímpicas e as com suásticas enfeitavam os monumentos e as casas de Berlim. A maioria dos turistas não sabia que o regime nazista havia removido temporariamente os painéis antissemitas, tampouco sabiam que a polícia havia capturado os Roma (ciganos) em Berlim e os colocado em isolamento. As autoridades nazistas também decidiram que os visitantes estrangeiros não deveriam ser sujeitos às penalidades criminais das leis alemãs contra os homossexuais.