Após explorar este assunto, elabore um texto argumentativo (mínimo de 15 linhas) a partir da análise do trecho do livro “A era das revoluções” do historiador inglês Eric Hobsbawm: No período da Revolução Industrial, “qualquer que fosse a verdadeira situação dos trabalhadores pobres, não pode haver nenhuma dúvida de que todos aqueles que pensavam um pouco sobre sua situação – isto é, que aceitavam as aflições dos pobres como parte do destino e do eterno rumo das coisas – consideravam que o trabalhador era explorado pelo rico, que cada vez mais enriquecia, ao passo que os pobres ficavam cada vez mais pobres. [...] O mecanismo social da sociedade burguesa era profundamente cruel, injusto e desumano”
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com a revolução industrial, a sociedade passou a ser dividida entre proprietários (burgueses) e trabalhadores ( proletariado), assim os burgueses possuíam os meios de produção e os trabalhadores apenas sua força de trabalho.
Nessa época a burguesia dominava os proletários em sua vida social e econômica, os trabalhadores eram forçados a se submeter à ela pois era a dona dos meios de produção.
Os burgueses tratavam os trabalhadores com práticas desumanas. Eram precárias as condições de trabalho: a jornada diária chegava até 16 horas sem direito a férias e descanso, os salários eram baixíssimos, garantindo assim mais lucros aos proprietários que só pensavam em dinheiro, e a disciplina era rigorosa para manter o aumento de produção.
Com tudo isso os trabalhadores não tinham direitos e nem amparo social, eles foram submetidos a péssimas condições de trabalho e baixos salários para poderem viver.
De acordo com Eric Hosbowm,historiadores marxista britânico,esta primeira etapa do século XIX é considerado a Era das Revoluções justamente pela disseminação de ideias de liberdade por grupos organizados na Europa.Eles defendiam temas como direitos humanos,,igualdade entre os cidadãos e soberania da população.
A história dos autoconhecimentos que mudaram o mundo .Em a Era das Revoluções o autor trata dos principais desenvolvimentos históricos deste período ,construindo a imagem de uma sociedade produzida pelas ''Revoluções'' e abordando o surgimento de termos que empregamos até hoje,como industrial,classe média,nacionalismo etc..