Após experimentar um longo período de prosperidade, com o Renascimento do comércio, da cultura e da ciência, a Europa passou por um ciclo de crises econômicas e sociais. Identifique as causas e consequências dessas crises a partir do século XIV
Soluções para a tarefa
Resposta:
A crise do século XIV é como os historiadores resolveram chamar a sucessão de acontecimentos catastróficos que afetaram a Europa medieval. Entre as tragédias, constam os grandes ciclos de fome — causados por mudanças climáticas —, as guerras, a ocorrência de revoltas populares e a peste negra.
Explicação:
Sobre as crises econômicas e sociais na Europa do século XIV, podemos afirmar:
- Dentre as causas para as crises que afetaram a economia e a sociedade europeia, encontra-se a "Peste Negra”, uma epidemia agravada pelas condições precárias de higiene em que a população vivia. Outra causa foi o elevado número de pessoas mortas em pouco tempo, o que gerou a escassez de recursos, culminando na queda drástica da produtividade, com a consequente redução das atividades comerciais.
Guerras
Outro fator agravante para as crises na Europa medieval foi a ocorrência de conflitos entre camponeses e senhores, o que gerou a incidência de guerras. Em meio a dificuldades sociais e financeiras, os servos se organizaram e instituíram uma série de revoltas, em países como a França e a Inglaterra. Assim, além das mortes causadas pela Peste Negra, os europeus enfrentavam um clima de hostilidade entre as classes de trabalhadores e nobres.
Saiba mais sobre crise econômica do feudalismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/1528850
#SPJ2