Português, perguntado por souclaudia, 1 ano atrás

Após estudar um pouco mais sobre o barroco brasileiro,explique que tipo de sátira está presente no trecho abaixo do poema "Epigrama",de Grégório de Matos Guerra. Que falta nessa cidade?...Verdade. Que mais por sua desonra?...Honra. Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha. O demo a viver se exponha,Por mais que a fama a exalta,Numa cidade onde falta Verdade,honra,vergonha.

Soluções para a tarefa

Respondido por faguiarsantos
16

Olá! Espero ajudar!

O Barroco constituiu-se em um movimento artístico e literário que teve como principais características o uso de uma linguagem elaborada e exagerada com adoção de figuras de linguagem como a hipérbole, o paradoxo, a antítese que expressavam o sentimento de dualidade resultante da oposição entre a figura do homem e a figura de Deus.

Ainda no Barroco hove a temática da brevidade da vida, o uso do conceptismo que é o jogo de idéias e do cultismo que significa jogo de palavras, dentre outras características.

No Brasil, um dos principais poetas pertencentes ao movimento Barroco foi Gregório de Matos (Boca do Inferno). Muitas de suas poesias eram satíricas e criticavam a degradação moral da sociedade baiana, dos governantes, a Igreja etc.

No poema "Epigrama", Gregório de Matos testabelece uma crítica satírica à cidade da Bahia e aos costumes morais adotados na sociedade. O Eu-lírico expoe os conflitos morais da cidade em tom de sátira.


Perguntas interessantes