Após estabelecer a soberania da nação e do povo, qual é a visão predominante do Estado
Soluções para a tarefa
Nos últimos tempos fala-se muito de SOBERANIA tanto na Galiza como em outras partes de Espanholândia, esse Estado pequeno-imperial fracassado que nos colocaram acima , mas parece que pouca gente está a compreender este conceito.
Para BNG, Nós-UP, e Causa Galiza, que atualmente se autoproclamam os autênticos e genuínos soberanistas galegos, a palavra soberania é um eufemismo para evitar falar de ESTADO INDEPENDENTE, tal como acontece nos outros «soberanismos» de libertação dentro de Espanholândia, nomeadamente o catalão e basco. Bom, e para o grã ideólogo e líder Beiras, a soberania é uma estupidez da qual nem se pode falar…
Mas todas as palavras têm significados muito antes das deturpações, manipulações e sentidos figurados às que são submetidas, especialmente quando se tratam de conceitos políticos. SOBERANIA vem da união de duas raízes latinas: SUPER + OMNIA, o qual vem a significar «sobre tudo», no senso de «aquilo que não admite nada superior a ele», ou seja o cume da pirâmide referido ao poder. Daí que os monarcas absolutos se proclamassem «soberanos», pois eles estavam acima de tudo, sem que pudesse existir qualquer poder superior a eles.
Mas como é um termo que se interpreta de diferentes jeitos, tentemos fazer um pequeno percurso histórico.