Após divulgação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 171/93, que impõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) se posicionou contrário à proposta e aponta os motivos pelos quais a Psicologia não aprova a redução como o melhor caminho para redução da violência em jovens.
Com base no exposto e nos postulados construídos pela Psicologia Social a partir do final do século XX e início do século XXI, é correto afirmar que tal posição do Conselho Federal de Psicologia (CFP) se sustenta nos seguintes pressupostos:
I. O problema da violência não encontra-se no âmbito individual, mas sim nas condições sociais pelas quais esses jovens estão submetidos.
II. É necessário olhar para a sociedade a partir de parâmetros críticos, em que seus elementos e condicionantes favorecem a construção do modo de agir do indivíduo.
III. Sujeito e sociedade se constitui mutualmente, portanto, é necessário criar condições sociais (como por exemplo as medidas socioeducativas) para que esses jovens consigam superar sua condição de vulnerabilidade social.
IV. É necessário desenvolver estratégias de intervenção e avaliação a fim de diagnosticar os problemas desses jovens, em especial no que refere-se à características intrínsecas e inatas que determinam seu modo de ser e agir no mundo.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, III e. IV, apenas.
b.
I, II e IV, apenas.
c.
I, II e III, apenas
d.
II, III e IV, apenas.
e.
I, II, III e IV. Incorreto
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
I, II e III, apenas Correto
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Respondido por
2
Resposta:
I, II e III, apenas Correto
Explicação:
O problema da violência não encontra-se no âmbito individual, mas nas condições sociais pelas quais esses jovens estão submetidos.
É necessário olhar para a sociedade a partir de parâmetros críticos, em que seus elementos e condicionantes favorecem a construção do modo de agir do sujeito.
Sujeito e sociedade se constitui , portanto, é necessário criar condições sociais (como por exemplo as medidas socioeducativas) para que esses jovens consigam superar sua condição de vulnerabilidade social.
Perguntas interessantes