Após cada afirmativa, coloque o nome da organização do trabalho correspondente: FORDISMO, TOYOTISMO ou TAYLORISMO.
A) Padronização e produção em série para abastecer o consumo de massa:
B) Redução dos níveis hierárquicos:
C) Sistematização do trabalho mecanizado via esteira de montagem:
D) Gestão por iniciativa e incentivo dos trabalhadores:
E) Pagamento de altos salários:
F) Estudo minucioso do tempo e movimentos para cronometrização das tarefas:
G) Rodízio de tarefas:
H) Divisão do trabalho intelectual e trabalho mecânico segundo critérios de inferioridade mental:
Soluções para a tarefa
Sobre o nome da organização do trabalho correspondente:
A) Padronização e produção em série para abastecer o consumo de massa: Fordismo
B) Redução dos níveis hierárquicos: Fordismo
C) Sistematização do trabalho mecanizado via esteira de montagem: Fordismo
D) Gestão por iniciativa e incentivo dos trabalhadores: Toyotismo
E) Pagamento de altos salários: Fordismo
F) Estudo minucioso do tempo e movimentos para cronometrização das tarefas: Taylorismo
G) Rodízio de tarefas: Toyotismo
H) Divisão do trabalho intelectual e trabalho mecânico segundo critérios de inferioridade mental: Taylorismo
Taylor propôs a ideia de uma gerência que criasse, através de métodos de experimentação do trabalho, regras e maneiras padrões de executar o trabalho.
Para Taylor a garantia da eficiência era papel fundamental da gerência. Assim, criava-se métodos padronizados de execução que deveriam otimizar a relação entre tempo e movimento.
No Taylorismo, temos a substituição dos métodos empíricos por métodos científicos, a cronometrização das tarefas, ao lado da divisão do trabalho intelectual e trabalho mecânico segundo critérios de inferioridade mental.
Fordismo é um termo para caracterizar o sistema de produção e gestão empregado por Henry Ford. O método fordista de organização do trabalho produziu um surpreendente crescimento da produtividade, garantindo, assim, produção em larga escala para consumo de massa.
Como características desse método de gestão e de organização técnica da produção de mercadorias temos: a introdução da esteira rolante e salários mais elevados em relação à média paga nas demais empresas.
A produção sob o toyotismo é voltada e conduzida diretamente pela demanda. A produção é variada, diversificada e pronta para suprir o consumo. O melhor aproveitamento possível do tempo de produção, é garantido pelo just-in-time.
Para atender às exigências mais individualizadas de mercado, no melhor tempo e com melhor "qualidade" é preciso que a produção se sustente num processo produtivo flexível, que permita a um operário operar com várias máquinas.
O trabalho passa a ser realizado por uma equipe de trabalhadores que opera frente a um sistema de máquinas automatizadas. Além da flexibilidade do aparato produtivo, é preciso também a flexibilização da organização do trabalho.
O toyotismo estrutura-se a partir de um número mínimo de trabalhadores, ampliando-os através de horas extras, trabalhadores temporários ou subcontratação, dependendo das condições de mercado.
Bons estudos!