Após Auschwitz, é preciso elaborar o passado e criticar o presente prejudicado, evitando que este perdure e, assim, que aquele se repita. O filósofo alerta os educadores em relação ao deslumbramento geral, e em particular o relativo à educação, que ameaça o conteúdo ético do processo formativo em função de sua determinação social. Isto é, adverte contra os efeitos negativos de um processo educacional pautado meramente numa estratégia de “esclarecimento" da consciência, sem levar na devida conta a forma social em que a educação se concretiza como apropriação de conhecimentos técnicos. (Fonte: ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad.: Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995. [p.11]) A partir das ideias do trecho apresentado, qual alternativa expressa melhor o objetivo geral da teoria crítica: Escolha uma: a. A educação sempre segue um caminho pré-determinado socialmente – ele é que deve ser pensado antes de que qualquer mudança seja proposta. b. O processo educativo se revela como o primeiro âmbito que deve ser questionado para a mudança social. c. Os reflexos da sociedade na escola nunca são diretos; desta maneira, surge a necessidade de que o processo educativo seja alinhado, de modo claro, às necessidades sociais. d. É necessário, antes de se perder em ações diversas, olhar para o passado e reconstruir o entendimento da história, em um claro diagnóstico da realidade. e. A escola deve ser criticada em seu fazer histórico, buscando conhecer o melhor caminho já seguido, para que seja adotado novamente.
Soluções para a tarefa
Letra b.
Podemos notar a partir da leitura acima que a escola e o âmbito escolar devem ser vistos e compreendidos como base para o desenvolvimento de questionamentos e críticas de cunho social.
Só assim, por intermédio de questionamentos no âmbito social e educacional as transformações sociais poderão ser desenvolvidas e impulsionadas, sendo por isso, as críticas e questionamentos mais do que essenciais para a comunidade.
Resposta:
Adg4 - Fundamentos da Educação
1- a) É necessário, antes de se perder em ações diversas, olhar para o passado e reconstruir o entendimento da história, em um claro diagnóstico da realidade.
2- b) reflexão que tenta abarcar o todo em suas contradições.
3- c) Karl Marx e a fetichização do produto do trabalho.
4- d) a experiência do educando junto àquilo que o autor chamou de capital cultural.
CORRIGIDA !!!!
Explicação: