Após assistir as aulas de genética do Aula Paraná sobre heranças sanguíneas, João resolveu construir um heredograma de sua família para mandar para a professora Fran. Apesar de suas pesquisas, João não conseguiu todas as informações sobre os tipos sanguíneos dos membros de sua família, mesmo assim construiu o heredograma a seguir:
1) Após construir o heredograma, João lembrou de uma informação importante: antes de sua gestação, seus pais perderam uma criança com eritroblastose fetal. Qual a probabilidade de João vir a ter um irmão, independente do sexo, com sangue tipo O fator Rh negativo? * 1 ponto a) 75% b) 1/2 c) 25% d) 1/8
2) Uma mulher pertencente ao grupo sanguíneo A, Rh- casa-se com um homem filho de pai do grupo AB, Rh- e mãe O, Rh+. O casal tem uma criança tipo B, Rh+. A probabilidade desse casal ter uma criança AB, Rh+ é de: *
1 ponto
a) 1⁄4
b) 3⁄4
c) 1⁄8
d) 1⁄2
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- C
2- C
Explicação:
1- A mãe de João é heterozigota (IAi) para o sistema ABO, essa informação foi obtida pela observação do tipo sanguíneo do avô materno de João que é do tipo B, tendo passado o alelo “i” para sua filha (pois se tivesse passado um alelo “IB” ela não poderia ter sangue A. Como João perdeu um irmão com eritroblastose fetal, pode-se concluir que sua mãe tem o fator Rh negativo e seu pai fator positivo, sendo ele heterozigoto para essa característica (pois o avô paterno de João tem fator negativo, possuindo apenas alelos “r” para passar para seus filhos). Sendo assim, os genótipos da mãe e do pai de João são, respectivamente, IAi / rr e ii / Rr. Fazendo um cruzamento desses genótipos temos que o casal tem: ½ de chance de ter uma criança com tipo sanguíneo O e ½ de chance de a criança ser Rh negativo. Multiplicando esses dois valores (regra do “E”) temos ¼ de probabilidade da criança ser O negativo, isso equivale a 25%. Assim, a alternativa que contempla esse resultado é a C.
2- Com os dados fornecidos no enunciado da questão, sabe-se que a mulher possui genótipo “IAi” (pois se tivesse dois alelos IA não poderia ter um filho tipo B) “rr” e o homem “IBi” (recebeu “IB” do pai, repassando para seu filho, e “i” da mãe) “Rr” (pois tem um filho Rh positivo, sendo sua mulher e seu pai Rh negativo). Fazendo um cruzamento desse casal, temos que a probabilidade do mesmo vir a ter uma criança com o tipo sanguíneo AB é de ¼ e a chance da criança ser Rh positivo é de ½. Multiplicando esses valores (regra do “E”) temos que a probabilidade das duas características aparecerem é de 1/8. Assim sendo, a alternativa correta é a C.
1- A probabilidade de ter um irmão, independente do sexo, com sangue tipo O Rh negativo é:
c) 25%
Como os genótipos da mãe e do pai de João são IAi / rr e ii / Rr, do cruzamento teremos que: ½ bebê com tipo sanguíneo O e ½ bebê com Rh negativo.
Pela regra do “E”, multiplicamos 1/2 * 1/2, teremos ¼ de probabilidade do bebê ser O negativo, ou seja: 25%.
2- A probabilidade de ter uma criança AB, Rh+ é de::
c) 1⁄8
Como a mulher tem genótipo “IAi” “rr” e o homem “IBi” “Rr”, o cruzamento desse casal, resulta na probabilidade de um filho com o tipo sanguíneo AB de ¼ e Rh positivo de ½.
Pela regra do “E”, a probabilidade das duas características aparecerem é de 1/8.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/39747948