Português, perguntado por andreluissilva240820, 9 meses atrás

Após assistir ao filme,''O Sorriso de Monalisa'' reflita e responda:
1. O que a professora Katherine Watson (Julia Roberts) quis provocar quando apresentou, em slide, uma arte “diferente”?
2. O que você sentiu quando assistiu à cena da professora que, ao escutar reclamações de suas alunas com relação ao que
apresentava, disse: “Vocês não precisam gostar... Hoje vocês só precisam contemplar”?
3. Qual o ideal que a professora tinha em relação às alunas?
4. O estudo de alta qualidade que as alunas (consideradas as mulheres mais inteligentes do país) recebiam serviria para o futuro
delas? Que futuro era este?
5. Quanto à aluna que casou, quais eram suas expectativas antes do casamento? Como foi sua vida depois de casada? Qual foi a
postura do marido? O que ela percebeu depois do casamento?
6. O filme se passa em outra época. Você acha que de lá para cá, a relação educação/escola/alunos mudou? Faça uma crítica ao
fato das mulheres (na trama) não poderem cursar uma faculdade e sim resumir suas inteligências ao trabalho doméstico. Escreva
um texto (mínimo 6 e máximo 8 linhas) analisando essa relação no filme, fazendo uma comparação com nossa sociedade atual.
7. “Ela está sorrindo, mas não está feliz”. Comente essa frase usada pela professora se referindo à obra de Leonardo Da Vinci, mas
direcionando às questões sociais da época em que o filme acontece.
8. Após assistir ao filme, reflita e registre sua situação: atualmente, você se encontra na escola para fazer o quê com o estudo que
recebe? Por que, para que e para quem você está na escola?

Soluções para a tarefa

Respondido por analia18
5

Resposta:

1) A professora queria chocar as alunas e mostrar novas maneiras e formas de arte.

2) Eu senti que a professora estava um pouco intimidada com relação as alunas, porém, ao dizer essas frase ela as pôs em um lugar diferente do que estavam acostumadas. Contudo, o filme explora a vontade da professora de dar uma nova perspectiva para as alunas do que é arte e do que elas são capazes de fazer enquanto mulheres em uma sociedade ainda arcaica.

3) As alunas eram as mulheres mais inteligentes do país, mas elas ( se tivessem sorte) se casariam antes de terminar os estudos e seriam boas esposas, mulheres inteligentes. Porém, não seguiriam carreira enquanto profissionais. A professora queria instigar as alunas a seguirem as carreiras de seus sonhos e não se contentar com a vida que sonhavam para elas como "esposas troféu".

4) Na maioria das vezes, elas não terminavam os estudos. O futuro delas era o casamento e a vida doméstica. Os estudos (de melhor qualidade do país) não se encaixariam em seu futuro limitado.

5) A aluna que se casou estava muito feliz e com expectativas altas enquanto ao seu casamento, porém quando sua vida de casada se estabeleceu, percebeu que estava vivendo em um inferno. Seu marido à tratava mal e não era presente. A vida dela se resumiu a limpar, passar, cozinhar e ser a mulher de casa da revista.

6) As mulheres nessa época, eram treinadas para ser inteligentes, porém obedientes, dotadas de boas maneiras, sabem como lavar e cozinhar da menira correta. A educação, como hoje em dia, era valorizada e essencial na formação da mulher como mulher, mesmo que sua vida se resumisse a domesticidade. Hoje em dia, o conceito de dona de casa, treinar para casar, não poder seguir uma carreira, foram sim rebaixados pela sociedade. Com muita luta, mulheres do passado puderam nos proporcionar hoje uma qualidade mais igualitária, perante aos estudos e oportunidades. Contudo, ainda enfrentamos preconceitos, diferenças exorbitantes de salário pelo sexo dos empregados e abusos, assédios sexuais e etc.

Ainda temos muito para evoluir, mas só de ter chegado aqui e podermos dizer o que pensamos, não sermos propriedade de ninguém ou treinar para agradar outra pessoa, já considero uma vitória gigantesca para com a sociedade patriarcal em que infelizmente ainda vivemos. Regida pelos Baby Boomer cretinos.

7) Essa frase representa a infelicidade mascarada pela perfeição forçada da mulher que se estabelece em sua casa à comando de seu marido. A mulher parece feliz, mas está frustrada, entediada e arrependida. A mulher é tratada com indiferença nessa sociedade, pouco importa o que ela sente. Importa se ela parece feliz e satisfeita com a sua vida. Se a sua vida pode ser considera perfeita, quanto a uma revista que ironicamente se denomina Life.

8) Nós, a maioria dos brasileiros que se encontram em escolas, estamos nelas porque somos obrigados pelo governo a frequentar as instituições de ensino. Com isso, nós decidimos se o que queremos fazer com o nosso futuro depende dela. O fato de muitas escolas públicas não poderem e muitas vezes não terem condições de dar ao seus alunos um ensino de qualidade mostra que só estamos aqui porque nossos responsáveis seriam presos se não estivéssemos.


andreluissilva240820: MUITO OBRIGADO!
analia18: Nadaaa
Perguntas interessantes