Após assistir ao filme: A Batalha das Correntes, respondam as seguintes perguntas:
1) Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?
2) Qual a tese defendida por Thomas Edison para refutar a corrente alternada?
3) Que questões sociais, que o filme aborda, você poderia citar como relevantes e que também remetem aos dias atuais?
4) Qual a lição ou conclusão você pode tirar da história contada no filme?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Na corrente contínua o elétrons se movem em apenas um sentido (positivo sempre positivo assim como uma pilha), o que não ocorre na alternada que os elétrons possuem uma variação constante. (Por isso não importa como você pluga o cabo da TV na tomada ela sempre vai ligar, pois a corrente dela é alternada.)
2) Segundo Edison a ideia da corrente alternada trazia uma caráter muito perigoso, e considerava seu sistema incontrolável. Dizendo isso ele tinha e esperança de espantar seu possível concorrente, sendo que a corrente contínua (de Thomas) pode ser tão perigosa quanto a alternada.
3) A princípio Thomas que no filme é retratado com uma visão heroica fora responsável por roubar diversas patentes. A ideia de diminuir seus concorrentes para exaltar sua própria invenção é repugnante e no ótica atual ambas as correntes são usadas em seus devidos momentos e essa ideia de rixa entre ambas não passa de uma disputa do passado.
4) Que é possível que ideias diferentes convivam entre si, não existe a necessidade de uma batalha para que seja possível a existência de duas "coisas" parecidas.
Explicação: