Após as primeiras discussões dos filósofos “pré- -socráticos” no século VI a.C. (período cosmológico), surge outro movimento muito importante na história da filosofia. Passa a ser abordada uma nova modalidade de problemas e discussões (período antropológico), e assim teremos não só as figuras principais do novo cenário da filosofia grega, mas de toda a história da razão ocidental: Sócrates, Platão e Aristóteles. Com Sócrates, a filosofia ganha uma nova “roupagem”. Sócrates viveu em Atenas no momento de apogeu da cultura grega, o chamado período clássico (séculos V e IV a.C.), fase de grande expressão na política, nas artes, na literatura e na filosofia. O que há de mais forte na filosofia de Sócrates é o seu método e a maneira pela qual ele buscava discutir os problemas relacionados à filosofia.
Com base no texto acima e nos conhecimentos que você tem sobre a filosofia de Sócrates, é correto afirmar que
a)
Sócrates oferecia grande importância às experiências materiais, o que caracterizou fortemente seu método filosófico.
b)
ao proceder em suas investigações, Sócrates partia sempre do conhecimento imutável.
c)
Sócrates sempre buscava pessoas entre os pensadores e nobres para dialogar e questionar, considerando esses indivíduos a elite que deveria consolidar o pensamento filosófico da época.
d)
a célebre frase de Sócrates, que caracterizava parte de seu método – “sei que nada sei” – não questionava as ideias de seus interlocutores, nem mesmo os colocava em posição de construção de pensamento crítico.
e)
para fazer com que seus interlocutores enxergassem a verdade por si próprios, Sócrates praticava o método “maiêutico” (assinalado por ele), ou “parto das ideias”, no qual ele demonstrava os erros e as opiniões comuns entre os homens.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A resposta da questão é a letra D
Respondido por
3
Resposta:
l, ll, lv
Explicação:
gabarito ( plurall)
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás