Após a união do gameta masculino e feminino na fecundação e a formação do zigoto, uma série de divisões celulares ocorrem e é a partir dessa única célula que todos os tecidos e órgãos dos organismos multicelulares serão formados. O embriologista estuda todas as etapas desse desenvolvimento e o domínio de todas as fases desse processo, bem como as particularidades das espécies que podem afetar diretamente a eficiência de situações práticas do cotidiano profissional como o manejo reprodutivo de rebanhos e a produção de embriões in vitro.
Sabendo disso, considere as etapas de desenvolvimento embrionário desde a formação do zigoto até a gastrulação.
Sobre o desenvolvimento embrionário é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
A partir do hipoblasto são gerados os três folhetos embrionários: o ectoderma, que dá origem ao sistema nervoso, o mesoderma (paraxial, lateral e intermediário), que origina o sistema urogenital e o endoderma, que dá origem ao sistema respiratório.
b.
Durante a blastulação, o espaço entre as células mais externas e as mais internas é preenchido com fluido para a formação da cavidade blastocística, sendo que a camada mais externa forma a massa celular e a mais interna, o trofoblasto.
c.
No início do processo de gastrulação, a massa celular interna dá origem a uma camada denominada epiblasto, enquanto o trofoblasto origina o hipoblasto, formando um disco embrionário com dois folhetos, ou seja, bilaminar.
d.
Na fase inicial da gastrulação, parte do trofoblasto ao redor do disco embrionário, junto com o mesoderma extra-embrionário, forma as membranas amnióticas que se fundem e fecham o disco na cavidade amniótica.
e.
Para a formação da mórula compacta deve ocorrer a adesão das células celulares mais internas do embrião, criando uma superfície mais uniforme, deixando a estrutura com aspecto parecido ao de uma amora de que seu nome é derivado. --> Incorreto
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O desenvolvimento embrionário é dividido em diversas etapas e na gastrulação a massa celular interna dá origem a outros tecidos pluripotentes como o epiblasto, já o trofoblasto da origem a hipoblasto, daí que surge o disco embrionário com dois folhetos (alternativa C).
Após 3 meses o embrião se torna feto e começa o desenvolvimento fetal, é um processo mais lento, mas bem mais especializado do que o processo de desenvolvimento embrionário.
Espero ter ajudado!
vitorbianco11:
C está errada
Respondido por
2
Resposta:
Na fase inicial da gastrulação, parte do trofoblasto ao redor do disco embrionário, junto com o mesoderma extra-embrionário, forma as membranas amnióticas que se fundem e fecham o disco na cavidade amniótica.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
Sociologia,
4 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás