História, perguntado por aburra3873, 8 meses atrás

Após a Segunda Guerra Mundial, um conflito político ideológico, chamado de Guerra Fria, entre os Estados Unidos, defensores da expansão do capitalismo e a União Soviética, defensora da expansão do socialismo, marcou a história mundial. A Guerra Fria conviveu com transformações que resultaram em seu fim, simbolizado pela dissolução da União Soviética em 1991. Neste 4º bimestre, você investigou episódios desse processo, como a ascensão de um novo movimento de nações em busca de independência, a decadência do comunismo internacional e as mudanças que acompanharam a transformação dos Estados Unidos em uma potência hegemônica. Com o fim da estrutura bipolar da Guerra Fria, o mundo entrou em uma nova ordem, marcada pela lógica da globalização. Entre as décadas de 1940 e 1980, os membros da comunidade internacional precisaram posicionar-se em relação às tensões da Guerra Fria. Isso significou que a vida de várias nações do mundo foi influenciada pela disputa entre superpotências. Um dos fenômenos marcantes nesse cenário foi:

a) o conflito entre capitalismo e socialismo, disputa entre EUA e Alemanha, Corrida Armamentista, a existência da Cortina de Ferro e corrida espacial.

b) o surgimento dos Governos Totalitários, isto é, o Fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha.

c) o aumento significativo do controle político, econômico e social europeu em relação aos continentes africano e asiático, sendo chamado de Neocolonialismo.

d) o processo de conquista de independência das nações da África e da Ásia em relação ao imperialismo europeu, a partir do encerramento da Segunda Guerra Mundial.

Soluções para a tarefa

Respondido por PhernandacomPh
4

Resposta:

Opção D. Após a Segunda Guerra Mundial, os países europeus estavam fracos e não conseguiam controlar suas colônia (devido à crise econômica).

Perguntas interessantes