após a segunda guerra mundial, surgem outras orientações historiográficas que instauram no campo pedagógico uma "crise" nos pressupostos tradicionais de se fazer a história da pedagogia como um longo processo para se chegar à história da educação. nesse período, a pesquisa em educação e pedagogia se guiou por diversas ciências que sintetizavam um saber interdisciplinar no qual diversas histórias se entrelaçavam com outros saberes e com as ciências humanas. a partir daí, a pedagogia se presta cada vez mais à vida social — formar indivíduos socializados para as vias institucionais com múltiplas técnicas. disponível em: . acesso em: 04 nov. 2018. a partir desse contexto, associe os momentos revolucionários da educação, apresentados na coluna i, com suas respectivas características, elencadas na coluna ii.
Soluções para a tarefa
Resposta: Aap1 Pedagogia em espaços não escolares
1) I-3, II-2, III-1, IV-1, V-3.
2) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
3) V - F - F - F
4) A pedagogia científica utiliza a educação como objeto de estudo, sendo necessária a ampliação da visão pedagógica para campos além da escola.
CORRIGIDA PELO AVA
Sobre os momentos revolucionários da educação:
- Análise dos dados → Revolução de Documentos;
- Temporalidade histórica → Revolução de Tempo;
- Temporalidade histórica → Revolução de Métodos;
- Pluralismo entre os homens → Revolução de Métodos;
- Processo de catalogação → Revolução de Documentos.
Resposta correta letra D, I-3, II-2, III-1, IV-1, V-3.
História da Pedagogia
Nas décadas de 1950 e 1970, o modo fechado de fazer história rompeu com o modelo ideológico, teórico, único, contínuo e estabeleceu um modelo de pesquisa aberto, vivo e articulado.
Esse novo modelo surgiu em meados da década de 1970 como uma revolução na historiografia, uma nova imagem do fazer história.
As três revoluções do pós-guerra que desencadearam ações historiográficas que mudaram a compreensão de como a pesquisa deveria ser conduzida por meio de novos princípios metodológicos. São eles:
- uma revolução no método;
- uma revolução no tempo;
- uma revolução nos documentos.
O marxismo, a escola dos Annales, a psicanálise, o estruturalismo e a pesquisa qualitativa contribuíram para essa revolução.
Para mais informações sobre a Pedagogia, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/24751549