Após a Segunda Guerra Mundial, o expressionismo e toda sua subjetividade dominava o mundo artístico, havendo claramente, naquela época, uma divisão entre a “arte elevada” e a “arte vulgar”. O pop art surgiu como resultado da insatisfação de certos artistas com essa situação de separação entre a arte e as massas. De fato, a pop art surgiu em meados dos anos 50 na Inglaterra, onde um grupo de artistas, intitulado Independent Group, começou a dar os primeiros passos e a apresentar as bases da nova forma de expressão artística. No entanto, foi na Nova York dos anos 60 que o movimento artístico demonstrou todo seu potencial, chamando a atenção do mundo inteiro. Um dos artistas consagrados da Pop Art foi Andy Warhol (1927-1987), com suas séries de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2018. (adaptado) Andy Warhol, Marilyn Diptych, 1962 Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2018. Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir. I- Os artistas da Pop Art faziam, por meio de suas obras, críticas a cultura de massas, a sociedade de consumo e a intensa reprodução de imagens publicitárias em jornais e revistas. II- Em sua obra “Marilyn Diptych” de 1962, o artista Andy Warhol apresenta a fama como um jogo e de que modo a pessoa famosa perde sua individualidade e se torna um produto. III- Andy Warhol criou a obra “Marilyn Diptych”, em 1962, como forma de prestar uma homenagem a Marilyn Monroe, que estava no auge da fama naquele mesmo ano. É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1: II, apenas.
Alternativa 2: III, apenas.
Alternativa 3: I e II apenas.
Alternativa 4: II e III, apenas.
Alternativa 5: I, II e III.
Soluções para a tarefa
I é verdadeira, de modo que a Pop Art é uma forma de "vulgarizar" a arte e criticar, de um modo enviesado, a sociedade de consumo e produção em massa.
II é verdadeira, uma vez que a obra representa múltiplas faces de Marilyn Monroe, que havia acabado de falecer, transformando seu rosto em um produto de consumo de massas.
III é parcialmente verdadeira, uma vez que a obra foi motivada mais pela morte da atriz que pelo nível de sucesso que havia alcançado, de todo modo Marilyn vivia, à época, havia acabado de ganhar o Globo de Ouro e gravava um novo filme.
É correta a alternativa 5.
Resposta:
I- Os artistas da Pop Art faziam, por meio de suas obras, críticas a cultura de massas, a sociedade de consumo e a intensa reprodução de imagens publicitárias em jornais e revistas.
II- Em sua obra “Marilyn Diptych” de 1962, o artista Andy Warhol apresenta a fama como um jogo e de que modo a pessoa famosa perde sua individualidade e se torna um produto.
III- Andy Warhol criou a obra “Marilyn Diptych”, em 1962, como forma de prestar uma homenagem a Marilyn Monroe, que estava no auge da fama naquele mesmo ano.
Explicação: Todas as alternativas estão corretas.
Explicação da alternativa III - A resposta III também está correta porque a Marilyn faleceu em 1962 e foi sim uma forma de homenageá-la.