Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas partes: a República Federal Alemã, do lado ocidental, e a República Democrática da Alemanha, do lado oriental. Cada lado obteve influências culturais e industriais diferentes, mas fomentado projetos e produtos eficientes.
LINKE, Paula Piva; FURLAN, Ana Paula; OLIVEIRA, Denis Martins de; SANTOS, Vanessa Barbosa dos. História da Arte e do Design. Maringá-Pr: UniCesumar, 2018.
Em relação ao design desenvolvido na Alemanha, leia a seguir analise as afirmações:
I. A República Federal obteve influências culturais da Bauhaus e da Ulm com forte incentivo estatal para sua manutenção.
II. O Design da República Democrática da Alemanha foi marcado por três aspectos: forte incentivo estatal, uma orientação clara de temas político-sociais e uma discussão intensa, no início III. dos anos 80, com as questões do funcionalismo das semânticas dos produtos.
III. As primeiras tarefas do designer, na região da República Federal, eram relacionadas ao domínio público, trabalho, transporte, habitação e lazer.
IV. O lado ocidental da Alemanha tinha foco voltado para o conceito funcional, objetivo, sensato, econômico, simples e neutro, postulando dez mandamentos que o Design deveria obedecer.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
I é falsa, a Bauhaus era uma empresa privada em uma economia capitalista, não tendo recebido fortes incentivos estatais.
II é verdadeira, sendo este modelo desenvolvido de acordo com os moldes soviéticos.
III é falsa, estas são características da RDA. No lado capitalista, o interesse era voltado para o mercado.
IV é verdadeira, de modo a estabelecer uma noção de maior eficiência econômica possível, algo que é típico das economias de mercado.
Perguntas interessantes