História, perguntado por brunattorressp61j4i, 1 ano atrás

Após a Segunda Guerra Mundial 1939 até 1945, a era nuclear fez surgir temores de um novo tipo de poluição por radiação. O movimento ambientalista ganhou novo impulso em 1962 com a publicação do livro de Rachel Carson, A Primavera Silenciosa que fez um alerta sobre o uso agrícola de pesticidas químicos sintéticos. Cientista e escritora, Carson destacou a necessidade de respeitar o ecossistema em que vivemos para proteger a saúde humana e o meio ambiente.


Várias convenções internacionais foram realizadas no século XX em defesa do ambiente. Esses eventos são normalmente conhecidos pelos locais onde ocorreram. Faça a leitura detalhada do livro da disciplina de Educação Ambiental, do capítulo Tratados, conferências, convenções e acordos internacionais e escreva em um único texto a resposta das seguintes questões:
a) Quais foram as principais decisões das Conferências: de Estocolmo 1972, de Belgrado 1975, Tbilisi 1977, Conferência de Moscou 1987, Conferência do Rio de Janeiro1992?

b) De que forma estas conferências contribuíram no fortalecimento da Educação Ambiental nas diferentes escalas global, nacional e local?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
10

Vamos analisar um por um dos eventos e ver as principais mudanças causadas no mundo por estes encontros:

a) Quais foram as principais decisões das Conferências: de Estocolmo 1972, de Belgrado 1975, Tbilisi 1977, Conferência de Moscou 1987, Conferência do Rio de Janeiro1992?

Em Estocolomo 1972 foi criado a  Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que foi o primeiro documento escrito que dizia sobre o direito do ser humano a um meio ambiente limpo e de qualidade.

Em Belgrado 1975 deu-se origem a chamada Carta de Belgrado que falar sobre metas de educação ambiental e diz: "Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total; preocupado com os problemas associados a esse ambiente, e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar de forma individual às questões daí emergentes"

Em Tbilisi 1997, se estabeleceu algumas metas para o processo educativo ambiental, baseado em objetivos como:

- Orientar a população a compreender que o meio ambiente está associado a economia, politica e sociedade.

- Proporcionar a todos meios de educação ambiental, para que todos possam ajudar na mudança.

- Induzir a sociedade novas formas de conduta, para não degradar o meio ambiente.

Em Moscou 1987 gerou grande polemica, pois foi muito discutivo os padrões socioecnomicos dos países que também afetavam o meio ambiente, como a pobreza extrema e os altos padrões de consumo.

E Rio de Janeiro em 1992, também conhecida como a eco-92, foi criado diversos documentos para a educação ambiental como:

- Agenda 21: Viabiliza entre os países envolvidos um novo padrão de desenvolvimento ambiental e racional.

- Convenção da biodiversidade: Um acordo entre países que impedem que importem produtos com organismos geneticamente modificados.

Entre outros acordos feitos no encontro.

b) De que forma estas conferências contribuíram no fortalecimento da Educação Ambiental nas diferentes escalas global, nacional e local?

Estes encontros tem sido toda a base do desenvolvimento sustentavel do planeta desde então. Os livros didaticos de escolas e propagandas de televisão, todas estas coisas foram gradativamente se adaptando a formação do cidadão sustentavel e consciente que é o foco destas mudanças.

Perguntas interessantes