História, perguntado por heloysacubas7246, 7 meses atrás

Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período. *

5 pontos

a) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.

b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.

c) Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.

d) O golpe do 18 do Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representantes dos interesses dos burgueses, mas que era inepto para o governo.

e) Nenhuma das alternativas.

2-Sobre a Revolução Francesa, é CORRETO afirmar: *

5 pontos

a) A concessão de honras e privilégios em função do nascimento deveria ser mantida.

b) A crise que motivou a Revolução foi restrita ao aspecto político.

c) O poder do povo foi amplamente e efetivamente reconhecido.

d) Apesar de a Revolução ter englobado o regicídio, a monarquia deveria ser restabelecida.

e) A Constituição estabeleceu o sufrágio censitário, com a distinção entre cidadãos.

3-A Revolução Francesa foi, de fato, um conjunto de acontecimentos suficientemente poderoso e universal em seu impacto para ter transformado o mundo permanentemente (…). Metade dos sistemas legais do mundo está baseada na codificação legal que a Revolução implantou. (…) A Revolução Francesa deu aos povos a noção de que a história pode ser mudada por sua ação. Deu-lhes também o que até hoje permanece como a mais poderosa divisa jamais formulada para a política da democracia e das pessoas comuns que ela inaugurou: “liberdade, igualdade, fraternidade”.(HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 124-5)Que país latino-americano teve sua independência influenciada pela Revolução Francesa? *

5 pontos

a) Austrália.

b) Estados Unidos.

c) Haiti.

d) Brasil.

e) Espanha.

4- Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa. Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum. Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.(Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963), 1977.) Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de: *

5 pontos

a) Estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno.

b) Impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais.

c) Provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica.

d) Ampliar a ação de corsários ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus.

e) Debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.

5-Muitas políticas implementadas durante a Era Napoleônica destruíram de vez as bases de sustentação do antigo regime absolutista. Entre essas políticas, estava: *

5 pontos

a) O Código Civil Napoleônico.

b) A Lei da Guilhotina.

c) A Magna Carta.

d) As Leis Filipinas.

e) As Leis Manuelinas.

6-Qual foi o principal motivo que obrigou Napoleão Bonaparte a empreender uma guerra contra o Império Russo em 1812? *

5 pontos

a) A irrupção da Revolução Russa, comandada por Vladimir Lenin.

b) A tentativa do Império Russo de se apropriar das províncias italianas do Império Francês.

c) O fato de o Império Russo ter descumprido o Bloqueio Continental.

d) A formação da aliança comercial entre o Império Russo e o Império Português.

e) A ocupação russa da ilha de Córsega, terra natal de Napoleão.

Enviar


Soluções para a tarefa

Respondido por marciopeixotodasilva
0

Resposta:

É correta a alternativa D, de modo que o Golpe de 18 de Brumário, que colocou Napoleão no poder, representa o esgotamento do processo revolucionário na França e o início de um novo período marcado pelo autoritarismo como forma de condução da política nacional.

Marcada por uma série de mudanças importantes e reviravoltas, a Revolução Francesa não começou imediatamente com a proclamação da uma República (que só aconteceria em 1792) e nem apresentou uma mudança direta do "Período do Terror", com os Jacobinos no poder, para o período napoleônico, e sim uma série de "experiências políticas", algumas mais violentas, outras mais brandas, que terminaram com a imposição de uma ditadura militar por parte de Napoleão.

Explicação:

Perguntas interessantes