História, perguntado por welitonsamuel112, 10 meses atrás

Após a Revolução Constitucionalista de 1932, experimentamos o “Período Constitucionalista” (1934/1937). Em 1934, foi instalada a Assembleia Nacional Constituinte, da qual participou Carlota Pereira de Queirós (única mulher entre os constituintes), primeira deputada federal no Brasil. Assinale a única alternativa INCORRETA.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
24

A questão está incompleta. Seguem abaixo as alternativas.

( VERDADEIRO ) Mais marcante do que a própria Assembleia Nacional Constituinte de 1934, foi o fato de as mulheres terem conquistado o direito ao voto. A luta das sufragistas brasileiras, iniciada com o próprio século XX, finalmente conseguia um feito em nível nacional.


( VERDADEIRO ) A Constituição de 1934 incorporou a legislação trabalhista, já em vigor, e ainda acrescentou a instituição do salário mínimo. Criou, também, o Tribunal do Trabalho. Mas a nova Carta seguia não reconhecendo o direito ao voto de analfabetos e soldados.


( VERDADEIRO) Com a promulgação da nova Constituição e a eleição de Getúlio Vargas, quando se aboliu de vez o Governo Provisório que vinha desde 1930, o Brasil viu aflorar a rivalidade entre dois movimentos antagônicos: a Aliança Libertadora Nacional (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB).


( FALSO ) A promulgação da Constituição de 1934 foi prova inequívoca de que o Brasil caminhava para a implantação de um sólido sistema democrático. Enquanto na Europa as ditaduras totalitárias iam se enraizando no poder, no Brasil se fazia eleição, promulgava-se Constituição e se aumentavam as liberdades individuais.


( VERDADEIRO ) Mesmo com uma Constituição promulgada e um governo eleito, no Brasil não estava descartada a possibilidade de um golpe ou de uma revolução. Em 1935, militares comunistas promovem uma insurreição para derrubar o governo federal e implantar o comunismo no Brasil.


Fortemente influenciada pelo corporativismo e pela Constituição de Weimar, datada de 1919, a Constituição de 1934 dedicou-se à Ordem Econômica e Social, com a perspectiva de um estado social de direito, ou democracia social.


Supostamente passa a prevalecer a igualdade material em detrimento da igualdade somente formal ou abstrata, com a tentativa de concretização dos direitos que já estavam previstos nas cartas anteriores. Porém, apesar do desejo de trazer a igualdade material para a realidade, a mesma ficou somente no plano jurídico, incapaz de influenciar as instituições políticas.


Em uma crescente onda mundial de antiliberalismo, com mais reivindicações econômicas e sociais que políticas, a Carta de 1934 consolidava o ideal moralizador e liberal presente na Revolução de 1930.

Respondido por anajuliafortunpcr5mf
2

Resposta:

Mais marcante do que a própria Assembleia Nacional Constituinte de 1934, foi o fato de as mulheres terem conquistado o direito ao voto. A luta das sufragistas brasileiras, iniciada com o próprio século XX, finalmente conseguia um feito em nível nacional. *** È a falsa ***

Explicação:

Perguntas interessantes