História, perguntado por rerebecda10, 1 ano atrás

Após a Primeira Guerra, vários países europeus enfrentaram uma séria crise econômica e política. Nesse quadro de instabilidade, observamos o fortalecimento das ideologias totalitárias, como o nazismo e o fascismo. Mediante tal contexto, aponte alguns pontos fundamentais que caracterizam os regimes totalitários​

Soluções para a tarefa

Respondido por thai2649
37

Explicação:

Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos dos governantes.

*Características*

Uso execessivo da força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo

Censura e controle dos meios de comunicação

Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder

Respondido por amantedeunicornio
9

Resposta:

a) A formação de um partido único (unipartidarismo), conduzido por um líder autoritário. As pessoas que não se alinham aos interesses do Estado são punidas de maneira severa. A censura aos meios de comunicação. O controle geral da economia fica a cargo do Estado.

b)2- Nazismo na Alemanha: depois da Grande Guerra Mundial (1° guerra mundial), a Alemanha mergulha em um crise, que foi agravada ainda mais com o Tratado de Versalhes, onde determinava o pagamento de indenização por parte da Alemanha aos países vencedores da guerra, então surgi o Partido Nazista, com propostas de ajudar a Alemanha a sair daquela situação, foi quando chamaram Hitler para liderar o partido, e logo o Partido Nazista vira mais ou menos uma "sede" de vingança dos alemães, um espírito de revanche, portanto causando o fortalecimento do Partido Nazista. Surgi também o espírito nacionalista, amor pela pátria.

1-Facismo na Itália: a Itália saiu vencedora da Grande Guerra, porém mal recompensada, isso gerou um desgaste social e econômica na sociedade italiana, em 1920 ocorreu a greve geral, onde os trabalhadores demonstravam a situação de caos no País. Com esse contexto italiano surgi algumas ideias revolucionárias.De um lado, os socialistas eram favoráveis a um processo reformador que traria a mudança por vias estritamente partidárias. Do outro, os integrantes das facções comunistas entendiam que reformas profundas deviam ser estimuladas.

Os conservadores apoiaram o Partido Facista, liderado por Benito Mussolini. A demonstração de poder do movimento deu-se quando, em 27 de outubro de 1922, os fascistas realizaram a Marcha sobre Roma. A manifestação, que tomou as ruas da capital italiana, exigia que o rei Vitor Emanuel III passasse o poder para as mãos do Partido Nacional Fascista. Pressionado, a autoridade real chamou Benito Mussolini para compor o governo. Portanto, o Partido Facista chegando na esfera política, tiveram oportunidade de impor suas ideias.

Explicação:

Perguntas interessantes