Após a Primeira Guerra Mundial, vários países europeus enfrentaram uma séria crise econômica e política. Nesse quadro de instabilidades, observamos o fortalecimento das ideologias totalitárias, como o nazismo e o fascismo. Mediante tal contexto, responda: a) Aponte quatro pontos fundamentais que caracterizam os regimes totalitários. b) Descreva em linhas gerais o contexto que favoreceu o aparecimento: 1 - do fascismo na Itália; 2 - e do nazismo na Alemanha.
Soluções para a tarefa
A- Quatro pontos fundamentais que caracterizam os regimes totalitários são a supressão da imprensa, concentração dos três poderes políticos em um único poder, perseguição aos inimigos políticos do regime e suspensão das garantias constitucionais.
B- O contexto que favoreceu o aparecimento do Nazismo na Alemanha foi o fim da Primeira Guerra Mundial e o fato do país ter sido um dos condenados pelos vencedores ao fim do conflito.
O Tratado de Versalhes (1919) que pôs fim ao conflito, ficou conhecido como uma imposição, com severas condições de rendição e uma pesada multa pecuniária. Assim, o país já arrasado pela guerra entrou em crise econômica e social.
Hitler surgiu com uma proposta de salvar a nação alemã e recuperar o esplendor outrora perdido.
aparecimento do fascismo foi favorecido pela situação econômica e política da Itália no contexto pós-Primeira Guerra Mundial.
A Itália, que mudou de lado durante o conflito, abandonando a Alemanha e passando a se aliar à França e Inglaterra, saindo vencedora, não foi, na visão dos italianos, recompensada por seus esforços de guerra. Apesar de estar do lado vencedor, o país mergulhou em uma crise econômica.
Junto com isto veio a decisão de Vítor Emanuel II, então rei da Itália, de conceder o direito ao voto a todos os homens como uma "recompensa" pela vitória na guerra: os ex-soldados votaram em peso em partidos de extrema direta, que passaram a crescer rapidamente e tomaram o controle político do país já na década de 1920, poucos anos depois desta decisão.