Após a Primeira Guerra Mundial, vários países europeus enfrentaram uma séria crise econômica e política. Nesse quadro de instabilidades, observamos o fortalecimento das ideologias totalitárias, como o nazismo e o fascismo. Mediante tal contexto, responda:
a) Aponte quatro pontos fundamentais que caracterizam os regimes totalitários.
Resposta: a) Podemos assinalar os seguintes pontos: A existência de um partido único que deve ser único, capaz de pensar e resolver as questões e dilemas da nação. O combate sistemático aos órgãos sindicais, vistos como grandes redutos de uma desordem que prejudica o desenvolvimento da economia nacional. O fortalecimento das instituições militares como pressuposto básico para o combate aos inimigos do Estado e a proteção dos interesses nacionais em relação aos países estrangeiros. Realização de uma massiva propaganda política capaz de incutir valores e símbolos que reconhecem o regime totalitário como algo benéfico e necessário.
b) Descreva em linhas gerais o contexto que favoreceu o aparecimento:
1 - do fascismo na Itália;
2 - e do nazismo na Alemanha.
Resposta: 1 - No caso alemão, observamos o desenvolvimento de uma grave crise econômica relacionada às duras punições oferecidas pelo Tratado de Versalhes. Ao mesmo tempo, podemos indicar que a ineficácia da República de Weimar alimentou um forte sentimento de frustração com relação às tendências políticas liberais e de esquerda.
2 - Na Itália, vemos que esse mesmo desgaste foi enfrentado, já que o país não teve compensações territoriais proporcionais aos gastos investidos na Primeira Guerra Mundial. Nesse mesmo contexto, setores políticos de esquerda inflavam o cenário político com a realização de protestos pelas ruas e a deflagração de greves
Essas são as respostas, agora me ajudem a faze-las menos formais. Eu peguei elas da internet, mas tem que parecer que eu que escrevi.
Soluções para a tarefa
Na questão A pode ficar assim:
Podemos assinalar os seguintes pontos: A existência de um partido único que deve ser único, capaz de pensar e resolver as questões e dilemas da nação. O combate sistemático aos órgãos sindicais, vistos como grandes redutos de uma desordem que prejudica o desenvolvimento da economia nacional. O fortalecimento das instituições militares como pressuposto básico para o combate aos inimigos do Estado e a proteção dos interesses nacionais em relação aos países estrangeiros.
Na questão B pode ficar assim:
Resposta: 1 - No caso alemão, observamos o desenvolvimento de uma grave crise econômica relacionada às duras punições oferecidas pelo Tratado de Versalhes.
2 - Na Itália, vemos que esse mesmo desgaste foi enfrentado, já que o país não teve compensações territoriais proporcionais aos gastos investidos na Primeira Guerra Mundial.
Espero ter ajudado
Resposta:
a) Podemos assinalar os seguintes pontos: A existência de um partido único que deve ser único, capaz de pensar e resolver as questões e dilemas da nação. O combate sistemático aos órgãos sindicais, vistos como grandes redutos de uma desordem que prejudica o desenvolvimento da economia nacional. O fortalecimento das instituições militares como pressuposto básico para o combate aos inimigos do Estado e a proteção dos interesses nacionais em relação aos países estrangeiros. Realização de uma massiva propaganda política capaz de incutir valores e símbolos que reconhecem o regime totalitário como algo benéfico e necessário.
b)
1 - No caso alemão, observamos o desenvolvimento de uma grave crise econômica relacionada às duras punições oferecidas pelo Tratado de Versalhes. Ao mesmo tempo, podemos indicar que a ineficácia da República de Weimar alimentou um forte sentimento de frustração com relação às tendências políticas liberais e de esquerda.
2 - Na Itália, vemos que esse mesmo desgaste foi enfrentado, já que o país não teve compensações territoriais proporcionais aos gastos investidos na Primeira Guerra Mundial. Nesse mesmo contexto, setores políticos de esquerda inflavam o cenário político com a realização de protestos pelas ruas e a deflagração de greves