História, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos assumiram a hegemonia econômica do planeta. O aumento da produção industrial e a melhora do poder aquisitivo da população provocaram uma explosão de consumo. Os investidores, atraídos pela expansão das empresas, tomavam empréstimos bancários para comprar ações (títulos que representam o capital das empresas) e revendê-las com lucro. Esse processo especulativo fez com que, de 1925 a 1929, o valor total das ações negociadas subisse de 27 bilhões para 87 bilhões de dólares.
Porem, o consumo não acompanhou o crescimento da produtividade. Além disso, as nações européias já estavam se recuperando da guerra, e agora suas exportações competiam com as norte-americanas. O resultado foi à formação de enormes excedentes nos EUA. O preço dos produtos começou a baixar, cresceu o desemprego e grandes empresas faliram. Ai ficou evidente que as ações estavam sendo negociadas a valores muito acima dos reais. Os acionistas alarmados com a situação das empresas procuram vender todos os títulos na bolsa. RESUMIR ESSE TEXTO MIM AJUDEM

Soluções para a tarefa

Respondido por angeloaguirre
5
O texto fala sobre a crise de 1929.
Após a primeira guerra mundial,os EUA assumiram a supremacia econômica do planeta,porém,com o decorrer dos anos,as nações européias se recuperaram economicamente da segunda guerra mundial,sendo assim,os EUA já não estavam mais sozinhos na supremacia econômica,e agora os EUA tinham concorrentes.Resultado disso foi a brutal queda nos preços dos produtos,aumento do desemprego e empresas falindo.Com o caos formado,os acionistas procuraram vender todos os títulos da bolsa.Começando assim,a crise de 1929.

Perguntas interessantes