“Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em consequência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.” (Adaptado de Norbert Elias. Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 199 e 204). “A exigência da anulação da ‘paz imposta’ pelo Tratado de Versalhes foi, ao lado do antissemitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a República de Weimar.” (Adaptado de Peter Gay. A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 31 e 168). A crise econômica e a instabilidade político-social que dominaram o cenário alemão durante a República de Weimar (1913-33) apresentaram como desdobramento:
A- a afirmação dos princípios morais tradicionais e a frugalidade dos costumes, impedindo a adoção de um estilo de vida desregrado e hedonista.
B- a ascensão dos segmentos intermediários da sociedade, beneficiados com o surto especulativo e a inflação galopante.
C- a elevação dos investimentos internos, reduzindo o nível de desemprego, notadamente no início da década de 1930.
D- a consolidação do Partido Social-Democrata no poder, favorecido pelo caos da economia e pelos termos impostos pelo Tratado de Versalhes.
E- a fragilização das instituições democráticas, abrindo caminho para a difusão de ideologistas radicais de cunho totalitário.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Letra C a elevação dos investimentos internos, reduzindo o nível de desemprego, notadamente no início da década de 1930.
Explicação:
leticiactudi:
eu verifiquei aqui, está incorreta :/
Perguntas interessantes
Sociologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás