História, perguntado por Eduardo2411, 10 meses atrás

Após a morte de d. João VI, a crise na sucessão do trono
português refletiu-se nos rumos do Império brasileiro.
Relacione a crise sucessória portuguesa à queda na po-
pularidade de d. Pedro I.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ladukerr
26

Resposta:

A Crise de Sucessão ao Trono Português inicia-se com a independência do Brasil, em 1822 e a morte do então Rei de Portugal D. ... Fazendo tabula rasa da Lei portuguesa, após a morte de D. João VI, em 1826, D. Pedro de Alcântara considerou-se com direito ao trono português abdicando desse suposto direito em sua filha D.

Explicação;

nenhuma explicação, ta tudo na "resposta"

Respondido por eduardospagnolo
0

Após a morte de Dom João VI a crise na sucessão do trono português refletiu-se nos rumos do império brasileiro pois quem deveria assumir o trono era Dom Pedro I.

Questão Sucessória

Em decorrência da morte de Dom João VI, o herdeiro do trono português era o atual imperador do Brasil, Dom Pedro I. Esse fato ajudou a oposição do governo de Dom Pedro I, pois estavam esperando qualquer ato do monarca para acusá-lo de traição.

Essa crise sucessória piorou a impopularidade de Dom Pedro I, quando o grupo que apoiava o imperador assassinou o jornalista brasileiro Líbero Badaró, que realizava críticas ao seu governo.

Esse acontecimento impulsionou o evento conhecido como "Noite das Garrafadas" que ao viajar para o Rio de Janeiro, os partidários brasileiros invadiram a festa do retorno do imperador entrando em conflito com os portugueses.

Devido ao clima de tensões e insustentabilidade de seu governo, Dom Pedro I abdica o trono em nome de seu filho Dom Pedro II, que na época tinha apenas 5 anos.

Saiba mais sobre "Impopularidade de Dom Pedro I" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12572936

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes