Após a leitura dos excertos anteriores e o estudo do livro didático da nossa disciplina, imagine a seguinte situação hipotética: você trabalha em uma escola do Ensino Fundamental, em reunião com a equipe pedagógica e docente, percebeu a necessidade de efetuar uma ação de promoção da Igualdade de Gênero, tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e sua meta 5, que diz: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, bem como o avanço da desigualdade de gênero na sociedade contemporânea brasileira.
Diante disso, você ficou responsável em elaborar uma oficina para os alunos e alunas sobre Direitos Humanos com ênfase nessa temática. Em reunião foi decidido que a oficina terá duração de 2 dias, e você terá liberdade para distribuir o conteúdo da oficina. Use a criatividade em relação aos métodos e recursos utilizados. Aproveite o conteúdo que aprendeu nessa disciplina, pesquise na internet e promova por intermédio da educação a defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania para o público dessa escola.
Seu projeto deve apresentar as informações abaixo para cada dia de oficina:
- Temáticas abordadas em cada dia do evento e a relevância desses temas para a comunidade; (3 a 5 linhas)
- Atividades e dinâmicas que envolvam os alunos para os dois dias; (3 a 5 linhas)
- Dados da problemática em questão no Brasil e/ou sua cidade; (apresentar fontes: jornais, dados confiáveis de ONG, dossies etc);
- Recursos envolvidos e metodologia aplicada (internet, webinar, cartazes, teatro, música, roda de conversa, circulo restaurativo etc.);
- Palestrantes convidados; (Nomes e temáticas das palestras).
Soluções para a tarefa
Analisando o evento e sua temática podemos abordar a meta 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em busca da igualdade de gênero.
Temática da atividade
Leitura e debate sobre a masculinidade tóxica e da objetificação da mulher no ambiente estudantil e social.
Dados sobre a porcentagem de mulheres no ambiente de trabalho em relação ao homem
A partir de um levantamento ampliado, o IBGE trouxe que 54,5% das mulheres com 15 anos ou mais integram a força de trabalho, enquanto os homens são um percentual de 73,3%.
Essa segurança e oportunidade de vagas, gera uma dominação masculina dentro do ambiente social, que associada a outros fatores geram uma objetificação da mulher, no sentido de sobrepor a figura feminina por parte da classe masculina.
Os recursos envolvidos
Temos educadores e palestrantes para falar sobre essa pauta.
Dentre os Palestrantes poderemos citar nomes fictícios como:
- Matheus Silva;
- Fernanda Vasconsellos;
- Kátia Dourado.
Mais sobre a igualdade de gênero:
https://brainly.com.br/tarefa/13070128
#SPJ1