Após a leitura dos dois trechos, elabore um texto demonstrando e justificando asua posição diante do tema da participação política dos cidadãos. Para auxiliar nasua reflexão, você pode buscar respostas para as seguintes questões: o que éparticipação política? Ela é importante? Por quê? Como podemos participar e atuarcomo sujeitos de direitos?
Soluções para a tarefa
Podem tirar algum conceito daqui para elaborar a resposta.
Atualmente, considera-se Patrimônio Cultural Nacional os bens materiais e imateriais, respectivamente, tombados ou registrados. Não podemos esquecer que os estados e municípios também possuem órgãos e políticas próprias de preservação, que partem, muitas vezes, de visões e instrumentos diferentes do Iphan.
Há também uma política internacional de patrimônio cultural realizada pela Unesco (Lista do Patrimônio Cultural Mundial). Alguns bens culturais do Brasil são reconhecidos por várias instâncias governamentais e muitos outros ainda não foram reconhecidos como patrimônio cultural por nenhum órgão estatal e, muitas vezes, por suas próprias comunidades.
O Patrimônio Cultural é uma importante chave política e social de reconhecimento e proteção de elementos culturais das diversas formas de existir que constituem cada canto do Brasil e que dizem respeito às suas memórias e vínculos de identidade.
Contudo, antes do reconhecimento estatal, é fundamental que as comunidades e os grupos sociais consigam olhar para si e descobrir quais referências, práticas, símbolos, rituais, ícones e relações culturais as definem como um grupo social diferente de outros.
Olhar para si, sob essa perspectiva, significa também olhar para o outro, olhar para fora, reconhecer as diferenças socioculturais, compreender que é possível viver de formas distintas e conviver.
Ao tratar da valorização e proteção daquilo que é culturalmente significativo para cada grupo social e comunidade, o conceito de patrimônio cultural traz para a educação uma oportunidade transdisciplinar capaz de gerar pontes entre o mundo escolar e seu entorno.
Identificar as referências culturais e compreendê-las no espaço e no tempo pode ser um exercício coletivo que altera a visão e o entendimento sobre seu lugar e sua comunidade, fortalecendo assim os vínculos de identidade e pertencimento e estimulando a memória coletiva.