Após a leitura dos conceitos e do texto, responda:
1- O que se entende por neoliberalismo?
2- Qual o conceito de globalização?
3- Defina o nacional-desenvolvimentismo.
4- Em que governo o nacional-desenvolvimentismo torna-se evidente no Brasil?
5- Quando o neoliberalismo enraizou-se no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Neoliberalismo defende a absoluta liberdade de mercado e uma intervenção estatal mínima sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis.
2 - Globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social,
cultural e política.
3 - Nacional-desenvolvimentismo é o conceito de política econômica baseada na meta de crescimento da produção industrial e da infraestrutura com participação ativa do estado como base da economia .
4 - No governo de Juscelino Kubitschek o nacional-desenvolvimentismo intervém no desenvolvimento econômico do país para garantir a estabilidade macroeconômica com medidas estruturantes para o desenvolvimento industrial e do capitalismo monetário financeiro, os militares continuam esse projeto.
5 - O neoliberalismo começa a enraizar no Brasil e toma forma a partir da década de 90 com as privatizações.
1- Entende-se que o neoliberalismo, é um processo político econômico, que acredita que a economia tem a força de se autorregular. E entende que o ideal é que o Estado possua intervenção mínima na economia.
Uma das principais características do neoliberalismo é a privatização
2- A globalização é um conceito usado para definir um processo social - político- econômico, que foi responsável pela integração social, econômica e política do mundo.
3- O Nacional- desenvolvimentismo, foi um projeto desenvolvido pelo Presidente Juscelino Kubitschek no Brasil, que visava o desenvolvimento do Brasil como um todo, através de um investimento no crescimento industrial e econômico nacional.
4- Sim, o nacional-desenvolvimentismo, se tornou evidente por conta do plano 50 anos em 5.
5- O Neoliberalismo se enraizou no Brasil no governo de Fernando Henrique Cardoso.