ENEM, perguntado por talitatenerate, 6 meses atrás



Após a leitura do texto, analise as assertivas a seguir.


I. Esse excerto da obra “Um conto de Natal”, de Dickens, é um exemplo da crítica que o autor fazia ao sistema capitalista, como podemos observar em “O que é o Natal para você, senão a época de não ter dinheiro para pagar sequer suas contas? A época de se dar conta de que está um ano mais velho e nem uma hora mais rico”.

II. Um dos personagens acredita que não é possível viver feliz sem ter dinheiro, como podemos perceber no seguinte trecho “Que motivos você tem para estar feliz, sendo pobre desse jeito?”.

III. No excerto apresentado, temos Scrooge conversando com o seu sobrinho sobre o Natal e o jovem acredita que o dinheiro deveria trazer felicidade para o tio, como afirma em “Se for por isso, que motivos tem o senhor para estar tão mal-humorado, que razões para estar tão ranzinza, sendo rico desse jeito? – respondeu o sobrinho, alegremente”.

IV. Para Scrooge, o dinheiro é razão para a felicidade e aquele que não o possui, não deveria ser feliz, como afirma em “Que motivos você tem para estar feliz, sendo pobre desse jeito?”, o que contradiz a sua realidade, visto que é rico, mas é “mau-humorado e ranzinza”, como menciona seu sobrinho. É correto o que se afirma em


Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.



Fabi0Ferreira: I, II e IV apenas. A III não está certa, pois o jovem acredita que o Natal deveria trazer felicidade, não o dinheiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por thipolido
0

Sobre as asserções descritas no enunciado, podemos afirmar que I, II e IV são verdadeiras. As alternativas apresentam um pequeno erro, visto que não há uma com essa opção. No final dessa resposta você entra a ordem correta das alternativas e a certa é a 3.

A afirmação III é falsa, pois o sobrinho é um dos personagens mais otimistas. Ele acredita que o que deve trazer felicidade é o espírito do Natal e não o dinheiro. A frase foi utilizada por ele para questionar a hipocrisia do tio de pregar a felicidade baseada no dinheiro, mas ele que tem era ranzinza e chato.

Um Conto de Natal

O livro de autoria de Charles Dickens é um dos maiores clássicos natalinos e uma das melhores e mais reconhecidas obras do autor.

O protagonista, Scrooge, é avarento e detesta o natal. Ele trabalha em um escritório em Londres com Bob Cratchit, seu pobre e feliz amigo.

O espírito do seu ex-sócio aparece para ele em uma véspera de natal e alerta-o que ele não pode descansar por não ter tido uma vida boa e generosa, mas que Scrooge podia e seria visitado por três fantasmas naquela noite que o transformarão para sempre.

As alternativas corretas são:

"Alternativa 1: I e II, apenas.

Alternativa 2: I, II e III, apenas.

Alternativa 3: I, II e IV, apenas.

Alternativa 4: I, III e IV, apenas.

Alternativa 5: I, II, III e IV"

Conheça outras obras de Dickens em: https://brainly.com.br/tarefa/25097323

#SPJ1

Perguntas interessantes