Após a leitura do texto, a turma debateu e levantou várias discussões. Alguns dos comentários foram: “Os índios ainda vivem na Idade da Pedra”; “Só porque viviam em reservas não significava que fossem selvagens”; “Não eram selvagens porque indígenas têm até carro, TV e fazem filmes”; “Se índio pode, ter carro, TV e fazer filmes, não são mais índios, não precisam morar em reservas, nem andar nus, podem morar na cidade e trabalhar como todo mundo”. Neste desafio, refletindo sobre a discussão gerada, responda: a) Como você atuaria para esclarecer a seus alunos o assunto? b) Que instrumentos pedagógicos você utilizaria para desenvolver o tema em sala de aula e por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Explicação:
a) Realizaria levantamento por meio de diálogo ou redação para sondar o que os alunos pensam sobre o assunto.
b) Levantamento de fontes visuais (filmes, fotos e desenhos) e escritas (notícias de jornal de várias épocas, legislações, informações nos sites e nos órgãos públicos responsáveis pelos indígenas brasileiros), apresentando-as aos educandos, levando-os a comparar diferentes contextos em que as tribos e as etnias se encontram. Apresentação de diferentes condições de vida indígena pelas Américas: Bolívia, Peru, América do Norte.
Comparação entre as imagens idealizadas dos indígenas ao longo do tempo com as imagens reais da diversidade cultural indígena (tribos, etnias, culturas, desenvolvimento tecnológico, escolas), finalizando com fotos de formaturas de indígenas.
Exposição sobre a atuação política dos povos indígenas: do Cacique Juruna no Congresso a Sonia Guajajara, ex-candidata a Vice-Presidência do Brasil. Entrementes, as atuações dos grupos de indígenas no Congresso, inclusive em outros países, como a Bolívia, por exemplo. Falar brevemente sobre Evo Morales.
Comparação sincrônica entre as diferentes condições tecnológicas e estruturais das comunidades indígenas, construindo com os alunos um exercício com critérios de observação.
Explicação sobre indígenas assimilados e não assimilados. Há os que desejam vivenciar os benefícios do desenvolvimento tecnológico sem perda da cultura original e os que não desejam contato.
Complementação das atividades, solicitando aos alunos uma composição de imagens e textos para a produção coletiva de uma albúm-livro sobre o assunto.
Por fim, execução de um exercício comparativo entre as ideias iniciais, anteriores ao estudo sobre os indígenas, e as novas, apresentadas e discutidas em sala de aula.