Após a leitura do capítulo 13 "A busca da verdade", os alunos devem responder às questões abaixo:
1. Qual é a principal preocupação dos filósofos pré-socraticos?
2. Faça um paralelo entre Heráclito e Parménides, por meio de um esquema comparativo de suas ideias.
3. Qual foi a importância dos sofistas para a educação e a política?
4. "Só sei que nada sei'em que medida não se trata de simples conclusão psicológica, mas de uma atitude
filosófica?
5. Em que medida a teoria das ideias de Platão pretende superar o pensamento de Heráclito e Parménides?
6. O que significa dizer que Aristóteles trouxe as ideias do céu a terra ?
7. Qual é a importância da metafisica no pensamento grego
8. Interprete o "mito da caverna" de Platão do ponto de vista epistemológico.
Soluções para a tarefa
1) Os filósofos pré-socráticos em linhas gerais buscavam explicar as reflexões a partir da natureza e seus elementos.
2)
A escola Itálica, com destaque para Parmênides e Górgias onde Pitágoras foi o principal responsável pela criação da palavra filosofia;
Outra academia no período pré socrático é a escola Eleática, também desenvolvida no sul da Itália, tendo Parmênides de Eléia, Xenófanes e Zenão de Eléia como os principais pensadores do período, indo na direção do pensamento religioso, voltando às reflexões para o "UM" sendo a unidade divina, chamada Deus, dona da eternidade;
A outra escola de filósofos na Grécia Antiga era a Jônica, que tinha filósofos de peso, como Heráclito e Tales de Mileto, basicamente o pai da filosofia, que definia que "Tudo é água", ou seja, todas as coisas possuem água, e, o homem assim como a natureza fazem parte desse elemento que rege a energia do universo.
3) Para os Sofistas, essa diferença se dava a partir do fato que o estabelecimento entre a Physis, que significa natureza e o Nomos, que são os homens possuíam leis as quais os indivíduos de fato deveriam seguir.
E assim, a natureza possui leis que devem orientar a razão não só no íntimo deste indivíduo quanto no coletivo em prol da sociedade.
4) A frase "Só sei que nada sei" dialoga com a atitude filosófica pois abre espaço para a reflexão.
5) A partir da razão das coisas.
O conhecimento e o questionamento como uma forma de buscar a razão das coisas.
- A ética;
- A política;
- O conhecimento e o questionamento como uma forma de buscar a razão das coisas.
6) Pelo fato de Aristóteles ter definido o conhecimento como parte da busca pela lógica.
7) Aristóteles, em sua metafísica, dialoga quanto o princípio de identidade sendo ela, auto evidente, ou seja, o que determina que uma proposição é sempre igual a ela, pois logo, A=A.
8) Podemos apresentar uma relação com a alegoria da caverna como uma forma de Platão exemplificar a ignorância dos indivíduos e a necessidade da busca pelo "mundo real".
Além disso, a razão deve estar acima dos sentidos, para um conhecimento que cerque o homem, como uma caracterização do filósofo em sua busca completa pelo conhecimento e o indivíduo que se priva da busca pelo aprendizado, justificando condutas, indo na contramão da razão.
A filosofia surgiu na Grécia antiga com os pensadores da cosmogonia, que, mais tarde, foram “derrubados” pelos primeiros filósofos da cosmologia ou pré-socráticos.
- 1. A principal preocupação dos filósofos pré-socráticos era a natureza (physis) e a tentativa de responder questões cosmológicas, iniciando a separação entre filosofia e o pensamento mítico.
- 2. Entre os filósofos pré-socráticos estavam Heráclito e Parmênides, que tiveram forte influência na filosofia posterior. Esses dois filósofos, entretanto, opuseram-se em suas teorias: de um lado, Heráclito, que defendia a mobilidade dos seres (mudança); e, por outro lado, Parmênides, que defendia a imobilidade do ser (não muda).
OBS: fiz um esqueminha e está na foto em anexo.
- 3. Os Sofistas tiveram grande contribuição e participação para a sistematização do ensino e da política, embora fossem alvos de visão pejorativa. Entre suas contribuições podemos citar a gramática; a retórica e dialética; o desenvolvimento da aritmética; a astronomia; o Direito (pois foram os primeiros advogados do mundo) e o crescimento da democracia.
- 4. “Só sei que nada sei” é uma famosa frase de Sócrates, que consiste na sabedoria de reconhecer a falta de conhecimento, e, a partir disso, buscar pelo saber e pela verdade. Sob essa ótica, é possível visualizar o viés filosófico que essa citação tem.
- 5. Platão supera a oposição entre o pensamento de Heráclito e Parmênides, propondo a teoria do mundo das ideias — onde está inserido o ser parmenídeo — e o mundo dos fenômenos, onde nota-se a teoria heraclitiana.
- 6. Algumas pessoas dizem que Aristóteles foi capaz de trazer o céu à terra porquê, para rejeitar a teoria platônica, reuniu o mundo sensível e o inteligível (ambos propostos por Platão) em apenas um conceito: substância.
- 7. O pensamento grego da época de Aristóteles (pioneira da metafísica), estava ocupando-se de estudar o ser, daí entra a importância da metafísica, que estudava “o ser enquanto ser”, ou seja, o ser independentemente de suas particularidades.
- 8. Conforme Platão, as pessoas estão presas em uma caverna, de modo a enxergar apenas o que está dentro, fazendo com que elas pensem que aquilo seja realidade. Quando um indivíduo consegue se soltar e contemplar o sol (o conhecimento verdadeiro), volta para despertar seus companheiros. Por isso, do ponto de vista epistemológico, podemos fazer a seguinte interpretação: o filósofo, após suas buscas incessantes pela verdade, volta para despertar nos outros o conhecimento verdadeiro.
Estude mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/7768225