após a leitura destacando os itens abaixo:a)ato politico de D.Pedro b)Consequencias enfrentadas pelo imperador em função de seu ato politico c)Caracteristicas da contituição outorgada por D.Pedro. d)Posição do grupo diante da situação criada. e)Relação da sucessão em Portugal com a queda de prestigio de d.Pedro f) consequencias da situação criada pela sucessão em protugal. g)os fatos determinantes da queda de D.Pedro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O conteúdo do texto a seguir foi retirado de alguns sites não determinados.
Aclamado primeiro imperador do país em 12 de outubro de 1822, D. Pedro I enfrentou a resistência de tropas portuguesas. Ao vencê-las, em meados de 1823, consolidou sua liderança. Seu primeiro grande ato politico foi a convocação da Assembleia Constituinte, eleita no início de 1823. Devido a uma forte divergência entre os deputados brasileiros e o soberano, que exigia um poder pessoal superior ao do Legislativo e do Judiciário, a Assembléia é dissolvida em novembro.
A Constituição Brasileira de 1824 foi outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824. A primeira Carta Magna brasileira garantia a unidade territorial, instituía a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto censitário.
Embora a Constituição de 1824 determine que o regime vigente no país seja liberal, o governo é autoritário. Freqüentemente, D. Pedro impõe sua vontade aos políticos. Esse impasse constante gera um crescente conflito com os liberais, que passam a vê-lo cada vez mais como um governante autoritário. Preocupa também o seu excessivo envolvimento com a política interna portuguesa.
Os problemas de D. Pedro I agravam-se a partir de 1825, com a entrada e a derrota do Brasil na Guerra da Cisplatina.
A perda da província da Cisplatina e a independência do Uruguai, em 1828, além das dificuldades econômicas, levam boa parte da opinião pública a reagir contra as medidas personalistas do imperador.
A Crise de Sucessão ao Trono Português inicia-se com a independência do Brasil, em 1822 e a morte do então Rei de Portugal D. João VI. Ao aceitar a coroa imperial do Brasil, pela lei de sucessão portuguesa, D. Pedro de Alcântara deixava de poder assumir o trono de Portugal, de que também fora herdeiro até àquela data.O problema da sucessão ao trono português, entretanto, já existia, pois D. Pedro era o herdeiro legítimo e, assim, era o imperador do Brasil, situação que poderia gerar a união de duas Coroas sob o mesmo soberano. Isso não agradava a Portugal, que via nessa possibilidade seu progressivo enfraquecimento. Para o Brasil, poderia significar prejuízos à sua emancipação política.
A Inglaterra também via com preocupação essa possibilidade, pois se a Coroa portuguesa, por desistência de D. Pedro, ficasse com seu irmão, D. Miguel, ocorreria uma aproximação de Portugal com a Santa Aliança, o que de modo algum agradaria ao governo inglês. Sabia-se também que o príncipe D. Miguel tinha tendências absolutistas. O governo brasileiro estava atento para evitar medidas que privassem D. Pedro de seus direitos hereditários.
Crise no Banco do Brasil: Antes de retomar para Portugal, D. Pedro retirou todo o ouro, e optou por emitir Moeda o que gerou inflação. O exército se afastou do Imperador: Devido a derrotas militares e ao fato de ter oficiais portugueses em postos de comando.
espero ter ajudado :) , caso precisarem, só escolher um título.
Explicação:
Resposta:
A) seu primeiro ato político importante é a convocação da assembleia constituinte , eleita no início de 1823.
B) Os problemas de D. Pedro I agravam-se a partir de 1825, com a entrada e a derrota do Brasil na Guerra da Cisplatina. A perda da província da Cisplatina e a independência do Uruguai, em 1828, além das dificuldades econômicas, levam boa parte da opinião pública a reagir contra as medidas personalistas do imperador.
C) A Constituição Brasileira de 1824 foi outorgada por Dom Pedro I em 25 de março de 1824. A primeira Carta Magna brasileira garantia a unidade territorial, instituía a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto censitário (voto ligado à renda do cidadão).
D) A Crise de Sucessão ao Trono Português inicia-se com a independência do Brasil, em 1822 e a morte do então Rei de Portugal D. João VI. Ao aceitar a coroa imperial do Brasil, pela lei de sucessão portuguesa, D. Pedro de Alcântara deixava de poder assumir o trono de Portugal, de que também fora herdeiro até àquela data.
E) Crise no Banco do Brasil: Antes de retomar para Portugal, Dom Pedro retirou todo o ouro, e optou por emitir Moeda o que gerou INFLAÇÃO. O exército se afastou do Imperador: Devido a derrotas militares e ao fato de ter oficiais portugueses em postos de comando.
Explicação:
boa sorte